conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

4 cidades da Região já vacinaram maiores de 18 anos contra a Covid, mas por que continuam aplicando doses? Nós te explicamos.

A vacinação por feixa etária ainda gera muitas dúvidas na população.

Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Governo do Paraná confirmou nesta quarta-feira (25) que 21 cidades do estado já vacinaram contra a Covid-19 toda a população adulta acima de 18 anos. Na lista constam 4 cidades pertencentes a 11ª Regional de Saúde, são elas: Altamira do Paraná, Corumbataí do Sul, Peabiru e Rancho Alegre d’Oeste. 

No entanto, ser o primeiro a convocar a população com 18 anos para receber o imunizante não significa que a campanha atingiu todo o grupo apto nesta etapa da campanha.

Conforme os dados divulgados pelo Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), somente duas destas quatro cidades realmente podem ter atingido a meta de aplicar em 100% de seus moradores a primeira dose ou a dose única.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),  admite que para estas cidades ainda há mais uma etapa a cumprir, a repescagem. “Agora, as secretarias municipais de saúde fazem uma busca ativa pelas pessoas que ainda não se vacinaram”, informou a pasta por meio da Agência do Estado.

É o caso de Peabiru, município que tem o número estimado de 10.918 moradores aptos a receber a vacina. Quando abriu o atendimento para os moradores de 18 anos, dia 11 de agosto, registrava somente 67.37% (7.356) dos adultos vacinados.

Depois de cinco convocações de repescagem, dias 14, 18, 21, 24 e 25 de agosto, a cidade continua sem  imunizar todo o público alvo. Até agora foram alcançadas 9.441 pessoas, ou seja, ainda está com 86.47% da meta cumprida.

Ainda de acordo com o Vacinômetro, o município de Rancho Alegre d’Oeste também não teria batido a meta, embora já tenha alcançado a população de 18 anos. 

O índice apresentado pelo sistema de monitoramento do Ministério da Saúde aponta que a cidade vacinou, com a primeira ou única dose, somente 62,97% de sua população adulta estimada em 2.068 pessoas.

Já as cidades de Altamira do Paraná e Corumbataí do Sul,  são o oposto, elas aparecem com índices que ultrapassam 100% do público alvo vacinado. São 211% e 113% da população adulta, respectivamente.

Imprecisão dos dados

Para os quatro casos é sempre importante relembrar que o Brasil vive um apagão nos seus dados populacionais. 

Há em todo país uma imprecisão nos cálculos da população que resulta na defasagem dos dados oficiais, já que o último Censo Demográfico do IBGE foi em 2010. 

E são exatamente estes dados que são utilizados pelo Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19,  ou seja, são sempre baseados em estimativas.

Soma-se a isso outros fatores, como por exemplo, pessoas que recebem vacinas fora das cidades em que residem, por diversos motivos que vão desde residir e trabalhar em cidades distintas ou mesmo a busca por uma cidade que já atenda a sua faixa etária.

Vacinação Encerrada

Para o Governo do Estado os municípios que já concluíram a vacinação no Paraná são: Teixeira Soares, Porto Barreiro, Virmond, Antônio Olinto, Bom Jesus do Sul, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Altamira do Paraná, Corumbataí do Sul, Peabiru, Rancho Alegre d’Oeste, Inajá, Nova Aliança do Ivaí, São Pedro do Paraná, Terra Rica, Tamarana, Barra do Jacaré, Cambará, Ibaiti, Ariranha do Ivaí e Godoy Moreira.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença