conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

A sucessão municipal em CM.

O leitor desse blog deve estar se perguntando: O que que o Raoni vai falar de sucessão municipal em Campo Mourão no meio da eleição para Presidente?

A resposta intrépido leitor é que com o fim do primeiro turno das eleições, com eleição de governador, senadores e deputados já se configuram muitas coisas para a sucessão municipal. Em Campo Mourão os dois principais grupos políticos da cidade elegeram seus deputados: Douglas Fabricio do PPS e Marla Tureck do PSC.

Douglas se credencia a ser pré-candidato a Prefeito por um dos lados. O outro pré-candidato seria Marcio Nunes do PSDB. Os dois contariam som o apoio do Governador Beto Richa, além da estrutura do Deputado estadual. Douglas já da provas de que agora como deputado de situação vai virar suas baterias para tentar desgastar o prefeito Nelson Tureck. Vou chamar esse grupo de Grupo de Oposição que compreendem figuras, além da ja citadas, a do ex-prefeito Tauillo Tezelli, a dos vereadores Sidnei Jardim e José Pochapski e ainda de César Bronzel e de Getulio Ferrari.

Do lado da atual administração, são duas pré-candidaturas que se apresentam, sendo uma da atual vice-prefeita, Regina Dubay e outra do Presidente da Câmara Municipal, Eraldo Teodoro. Esses teriam o apoio da estrutura da Deputada Estadual Marla e ainda do campeão de votos e popularidade Nelson Tureck. Também devem obter apoio dos dois senadores eleitos nesse pleito, Gleisi e Requião (que foram os dois mais votados em Campo Mourão). Chamarei esse grupo de Grupo de Situação ou de atual administração que compreendem os nomes ja citados além de figuras como o vereador Saul Sachetti e do ex-prefeito Augustinho Vecchi.

Analisando friamente os números dessa eleição podemos constatar que a cidade ainda permanece dividida. Douglas, que faz parte do atual grupo de oposição, fez mais votos que Marla da situação no total geral – 37.291 a 29.442. Mas não são esses números que importam para sucessão municipal, e sim os números totais na cidade de Campo Mourão e ai a coisa se inverte. Marla fez mais votos que Douglas em Campo Mourão – 18.929 a 17.685. O que mostra que apesar de dividida a vantagem ainda é do grupo de situação, vantagem essa que vem eleitoralmente desde 2004 (com apenas a ressalva da eleição de deputado em 2006).

Se aprofundarmos a análise essa vantagem do grupo de situação fica mais evidente. Os candidatos ao senado apoiados por esse grupo venceram a eleição na cidade. Gleisi em primeiro e Requião em segundo, enquanto os candidatos do grupo de oposição ficaram em terceiro e quarto lugares, aqui a diferença de votos entre as duas duplas ficou em cerca de 16 mil votos.

Para Governador os números mostram a mesma coisa. O candidato derrotado, Osmas Dias, apoiado por esse grupo da situação venceu a eleição na cidade com 54,16 dos votos contra 44,35 do governador eleito Beto Richa apoiado pelo grupo de oposição.

Desta forma, acredito eu, e os números mostram isso, o grupo da situação saiu vitorioso nessa eleição mais uma vez sobre o grupo de oposição, pois seus candidatos venceram TODAS as disputas ocorridas contra os candidatos do grupo de oposição.

Ainda, temos dois anos para a disputa municipal e muita água vai rolar por baixo dessa ponte. A oposição tem dois anos para mudar essa situação e a atual administração para mante-la. A influência do novo Governador pode ser decisiva, mas não se esqueçam que Beto Richa elegeu minoria na Assembléia do Parana e precisa de votos, e agora a atual administração tem voto para barganhar.

Procurei faze esse texto analisando friamente o que as urnas de Campo Mourão nos disseram. Vamos aguardar para ver, mas a sucessão municipal será muito quente e disso eu não tenho duvida.

Obs. O PDT não foi listado em nenhum dos grupos porque esteve de um lado na disputa pela prefeitura e do outro na eleição de 2010.

5 Comentários

5 Comments

  1. Austin

    5 de outubro de 2010 às 18:20

    Raoni,vou colocar um adendo…um conhecido nosso (depois te conto em off) numa conversa amigável com o prefeito Nelson Tureck ouviu da boca dele o fato do prefeito sempre ter sido “situação” e nunca “oposição”,inclusive o Sid colocou no Boca Santa que o prefeito deve mudar de partido em breve.
    Repercutiu muito também na cidade o depoímento da Marla Tureck falando que não vai fazer oposição.
    O Tureck sempre foi a favor do vento,é uma posição dele….só para lembrar quem não acompanha,ele foi vererador pela ARENA em 1982,em seguida migrou para o PDT de Brizola,em seguida PFL,PDT de novo,PSDB (subiu no palanque com Tauillo e Rubens Bueno em 1996) e de lá para o PMDB,podemos ver que personalidade porlítica não é o seu forte,e não é de assustar que aconteça o hoje impensável,mas que sempre aconteceu…..Tureck mudar de lado,sair do Corinthians para jogar no Palmeiras.

  2. Renato

    6 de outubro de 2010 às 10:43

    Raoni a sua análise pelo menos para mim está muito correta e coerente. O que realmente importa são os números que apontam que o prefeito Nelson Tureck continua muito forte na cidade e eu como o Austin também não dúvido que logo logo ele estará na situação de novo.

  3. keyword generator

    22 de outubro de 2010 às 7:08

    Good day, i have just book-marked this document on my facebook account and got a good deal of positive responses! I think you are really doing a fantastic job with your blog site. I have one question though, this is a blogengine blog site correct?

  4. club penguin cheats

    22 de outubro de 2010 às 12:38

    I’ve also been meditating on the exact same issue personally recently. Grateful to see a person on the same wavelength! Nice article.

  5. paulo sergio de souza

    16 de dezembro de 2010 às 10:28

    tá por fora meu chapa, o tureck esta degastado com pessoal do psdb, ele pode até se aliar ao governador, mas sem força para mudar a tragetória politica municipal, deve se fliar ao psc, ficar de fora dois anos e depois tentar a candidatura a federal, se sonho. Agora para prefeito em 2012 é tauillo tezelli, pode apostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença