conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Adolescente de 15 anos é vítima de importunação sexual dentro de circular em Campo Mourão

Uma adolescente de apenas 15 anos foi vítima de importunação sexual enquanto utilizava o transporte coletivo de Campo Mourão na tarde da última quarta-feira (21). O rapaz que não teve a idade e identidade revelada foi detido e levado até a delegacia pela Polícia Militar (PM).

Aos policiais, a vítima relatou que embarcou no ônibus no terminal rodoviário e que assim que o rapaz entrou no coletivo ele já começou a importuná-la. Ao se sentar na poltrona ao lado dela, o jovem começou a encostar na adolescente, dizendo que iria agarrá-la a força.

Com medo, a jovem ligou para o pai, que imediatamente acionou a Polícia Militar. Quando equipas da PM chegaram ao local, na Avenida John Kennedy, no Lar Paraná, o pai da vítima já havia dominado o suspeito.

O rapaz foi encaminhado para a 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão para as providências legais. A adolescente e o pai dela também foram à delegacia para o registro da queixa.

Conheça a Lei da Importunação Sexual

Sancionada em 24 de setembro de 2018, a Lei da Importunação Sexual (LIS) – nº 13.718, tipificou e criminalizou comportamentos como cantadas invasivas e beijar sem consentimento, entre outras condutas abusivas.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-PR), a cada sete horas, em média, é registrado um boletim de ocorrência denunciando crimes dessa natureza, categoria que engloba desde a importunação sexual à divulgação de imagens e vídeos com conteúdo sexual sem consentimento até o estupro coletivo. No ano passado, até setembro, haviam sido 963 casos, alta de 43,5% na comparação com o mesmo período de 2018.

O transporte público permanece como o local onde as mulheres sentem maior risco de sofrer algum tipo de assédio (46%); seguido de rua (24%), bares e casas noturnas (8%), pontos de ônibus (7%), e trabalho (5%).

  • Assédio Sexual: caracteriza-se por constrangimentos com a finalidade de obter favores sexuais feitos por alguém de posição superior à da vítima.
  • Importunação Sexual: praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de outrem.
  • Estupro: constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.

É possível, também, perceber características frequentes de importunação sexual, e como ela se manifesta.

  • Acontece em espaço público;
  • Não há hierarquia entre vítima e agressor;
  • Sem uso de força/coação;
  • Cantada invasiva, beijo forçado, encoxada, ejaculação, passar mão são exemplos do que consta na LIS.

Como denunciar

As pessoas que se sentirem vítimas podem fazer denúncias à Polícia Militar, no telefone 190 ou até à Polícia Civil.

Da Redação com informações Ric Notícias e Sesp-PR

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença