conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Alta do arroz e feijão eleva a inflação pra população mais pobre

A inflação percebida entre os mais pobres registrou em setembro a maior taxa do ano, impulsionada por alimentos mais caros durante a pandemia.

Como há sinais de continuidade de aumentos nos preços do setor alimentação até o fim do ano, a inflação dessa população pode terminar 2020 com alta acima da média nacional, alertou André Braz, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ele fez a observação ao comentar a elevação de 0,89% no Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) de setembro, da FGV, que mede o impacto de preços entre famílias com ganhos mensais de até 2,5 salários mínimos.

A taxa foi a mais elevada desde dezembro de 2019 (0,93%), e se posicionou acima do Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR) do mês, que abrange famílias com ganhos até 33 salários mínimos e subiu 0,82% em setembro.

Braz comentou que o resultado em 12 meses do indicador também está se mantendo acima da média. Até setembro, o IPC-CI sobe 4,54%, enquanto o IPC-BR tem alta acumulada de 3,62%, no mesmo período. “Neste mês, a inflação dos mais pobres ficou acima da meta inflacionária”, acrescentou o técnico em relação ao objetivo do Banco Central, de uma inflação de 4% neste ano.

Na prática, foi a tendência de alimentos mais caros durante a pandemia desde março que levou ao cenário atual, notou o especialista. Ele lembrou que itens alimentícios representam 23,4% do IPC-C1 — sendo que, no IPC-Br, o peso dessa classe de despesa é de 19,3%. “Em 12 meses até setembro, a inflação do grupo Alimentação no IPC-C1 tem alta de 12,7%. É o patamar mais elevado desde agosto de 2016 (13,4%)”, notou ele.

Uma combinação do dólar alto e a forte desvalorização do Real levaram ao ambiente de alimentos mais caros, apontou o economista. Houve maior exportação de alimentos, tendo em vista o dólar mais atrativo, o que reduziu mais ainda a oferta desses itens; e commodities agropecuárias mais caras, o que elevou preço de alimentos derivados.

Em setembro no IPC-C1, das cinco principais elevações de preço no indicador, três eram de origem alimentar. O destaque ficou com arroz e feijão, cuja inflação saltou de 1,02% em agosto para 10,64% em setembro.

Para Braz, outro agravante é o fato de que as famílias mais pobres foram as mais afetadas pela piora do mercado de trabalho com a crise atual – que gerou desemprego e, por consequência, perda de renda. “Com menor renda, e alimentos mais caros, isso cria a sensação de inflação mais alta entre os mais pobres”, observou.

Com Valor Investe

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença