conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Aulas da rede estadual retornam a partir de segunda-feira (10), anunciou governador Ratinho

De acordo com o secretário Feder, na próxima semana acontece em cerca de 200 escolas que se voluntariaram para o retorno das atividades. A lista das escolas não foi divulgada.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior atende a imprensa nesta terça-feira (4) para falar sobre o retorno gradativo das aulas presenciais na rede estadual de ensino. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador Ratinho Júnior (PSD) e o secretário de Educação, Renato Feder, anunciaram o retorno às aulas presenciais a  partir da próxima segunda-feira (10) na rede estadual de ensino do Paraná. A decisão foi divulgada em coletiva de imprensa no  Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, nesta terça-feira (4).

Ao justificar o retorno, o governador Ratinho Jr. citou estudo realizado em 21 países que aponta que “a escola não é o grande problema da transmissão do vírus”.

O retorno deve acontecer de forma gradativa adotando o modelo híbrido de ensino e paralelamente haverá a vacinação dos profissionais da educação.

Volta às aulas presenciais

De acordo com o secretário Feder, a volta na segunda-feira (10) acontece em cerca de 200 escolas que se voluntariaram para o retorno das atividades. A lista das escolas não foi divulgada.

O critério para a escolha, conforme as informações do governador e do secretário, foram priorizadas as escolas localizadas em locais onde os alunos teriam apresentado maiores dificuldades de acesso à internet para poder acompanhar às aulas remotas, as localidades onde a pandemia está mais controlada e há mais gente imunizada. “Escolhemos ainda aqueles lugares onde os diretores e profissionais manifestaram interesse de retornar às aulas presenciais”, declarou o secretário.

Vacinação profissionais da educação

De acordo com o governador, o retorno vai acontecer paralelamente com a vacinação contra a covid-19 dos profissionais da educação do estado. Em março, o governador Ratinho Júnior chegou a afirmar que as aulas só retomariam após a vacinação dos professores.

O Paraná, no entanto, tem mais de 169 mil trabalhadores da área de educação nas redes municipais e estadual, para eles a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) separou 32 mil doses do imunizante Astrazeneca. Estas doses também serão aplicadas nos profissionais da rede privada de ensino.

Para a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão serão destinadas 920 doses que serão distribuídas para os 25 municipios da região.

Os primeiros profissionais a receber a vacina devem ser da faixa etária de 55 a 59 anos. As doses serão disponibilizadas para os municípios a partir desta quinta-feira (6). 

Depois, a aplicação de vacinas dos lotes seguintes deve seguir uma divisão por idade, pelos profissionais mais velhos, e priorizando aqueles que estiverem trabalhando presencialmente.

Dados pandemia

Segundo o último boletim, o Estado acumula 949.530 casos confirmados e 22.529 mortes por coronavírus. Com a taxa de ocupação das UTIs em 92%.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença