conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Baleia ameaçada de extinção é encontrada morta no litoral do Paraná

Espécie é a segunda maior do oceano, ficando atrás somente da baleia azul

Foto: LEC/CEM/UFPR

Uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) foi encontrada morta e em estado avançado de decomposição, na última terça-feira (21), na praia grande da Ilha do Mel,litoral do Paraná. Esta foi a 15º baleia encalhada em areias paranaenses neste ano. 

A baleia encontrada é um macho adulto e mede quase 20 metros e pesava aproximadamente 45 toneladas. A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), encaminhou duas equipes até a ilha para o registro do encalhe e coleta de materiais biológicos e avaliação da condição da carcaça. Segundo os biólogos, é a primeira vez que o encalhe de baleia-fin é registrado no estado.

“Este é um registro incrível para a nossa região e o trabalho da equipe que conduz a necropsia permitirá que os pesquisadores avaliem a condição de saúde e a possível causa da morte do animal”, relatou a coordenadora do laboratório, a bióloga Camila Domit. 

As amostras biológicas serão enviadas para laboratórios parceiros que apoiam projetos de pesquisa. A carcaça da baleia foi enterrada, conforme o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA). 

Foto: LEC/CEM/UFPR

Baleia-Fin

A baleia-fin é a segunda maior espécie de baleia existente no oceano, perdendo em tamanho apenas para a baleia azul. É considerada uma espécie ameaçada de extinção e está envolvida no Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – PAN/ICMBIO. 

As Baleias-fin foram muito caçadas no século passado, causando uma diminuição de sua população estimada em 70%. Elas continuam a ser caçadas em pequenos números pelo Japão e também sofrem impactos decorrentes de colisões com grandes navios. Não se sabe ao certo se há um padrão migratório na espécie. Estima-se que a baleia-fin pode viver por pelo menos 80 anos. 

Com Tribuna do Paraná

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença