conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Bandeira de Campo Mourão e Paço Municipal completam 58 anos

A bandeira e o Paço Municipal de Campo Mourão completam 58 anos nesta quarta-feira (29).

A bandeira foi criada em 1964 por uma comissão liderada pelo professor Ephigênio José Carneiro a pedido dos mourãoenses. Para a missão, Ephigênio foi até Curitiba, onde se reuniu com o artista plástico Augusto Conte, ocasião que expos a sua ideia e definiu que o projeto deveria ser desenvolvido em um estudo com seis modelos.

Elaborados os desenhos, a escolha do modelo definitivo foi feita através de manifestação popular, onde as seis propostas foram expostas no hall do então Cine Plaza. O modelo vencedor foi o de número 2.

Em 29 de junho de 1964, com a inauguração do prédio do Paço Municipal pelo prefeito Milton Luiz Pereira, o primeiro ato oficial dentro das novas instalações da Câmara Municipal foi apuração do concurso para a escolha da bandeira, onde o modelo atual foi o vencedor.

A bandeira sofreu alterações heráldicas em 1973 e 2005. “Uma curiosidade sobre a bandeira é que os vértices do duplo losango representam o povo e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, explica o historiador Jair Elias dos Santos Junior.

A construção do Paço Municipal começou em 1962, na gestão de Antônio Teodoro de Oliveira. O projeto é de autoria do engenheiro Lauro de Aquino. A conclusão das obras ocorreu em 1964, na administração de Milton Luiz Pereira.

A inauguração deu-se em 29 de junho de 1964, com missa campal, descerramento da placa inaugural pelo prefeito Antônio Teodoro de Oliveira e pelo advogado Francisco Irineu Brzezinski.

Na mesma data houve a entronização do crucifixo no plenário da Câmara de Vereadores e bênção da Imagem de Cristo no gabinete do prefeito, esculturas de José Moser. Após 40 anos da inauguração, em 2004, o Paço Municipal foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural local.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença