conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Batalhão de Trânsito utiliza aplicativo que substitui o bloco de multas

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar já está utilizando os talonários eletrônicos, a forma digital do “bloco de multas”. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que desenvolveu o novo sistema em conjunto com a Celepar, participou de uma blitz de fiscalização com uso aplicativo.

O aplicativo do talonário eletrônico funciona em smartphones, com acesso restrito apenas aos agentes de trânsito. No lugar de usar o papel para preencher os autos de infração, tudo é feito eletronicamente.

Para o capitão Márcio Rodrigues, a vantagem do uso do talonário eletrônico é que minimiza o erro no preenchimento do auto de infração. “O talonário eletrônico não permite que você insira dados equivocados, pois já é possível verificar no mesmo momento. Não haverá erros por letra, erro porque a caneta estourou ou algo assim. Teremos muito menos perdas de autos de infração”, destaca.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita, o talonário eletrônico está trazendo grande eficiência para os agentes e autoridades de trânsito, com impactos muitos positivos para a população. “Dentre eles, a economia e sustentabilidade, pois faremos uso de menos papel e não precisaremos gastar com a digitalização e malotes”.

A primeira experiência com a utilização do equipamento foi positiva, na visão dos agentes. “Estamos avaliando e sugerindo um detalhe ou outro que possa facilitar ainda mais nosso serviço”, afirma o capitão Rodrigues.

Camêras

Neste primeiro uso do aplicativo, na terça-feira (24), também foi realizada uma Prova de Conceito (PoC) de um sistema de câmeras inteligentes. Esta câmera é instalada no início da blitz e avisa o agente de trânsito se o carro possui algum débito ou irregularidade.

“Uma blitz realizada desta forma é muito mais eficiente, pois não é seletiva, ou seja, não incomoda a população. Motoristas que estão com os seus documentos em dia não serão abordados. Além de dar mais efetividade, a blitz tem 100% de aproveitamento”, explica Mesquita.

Com AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença