conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Beto Preto afirma que Paraná está em “colapso iminente” pela COVID-19

O governo do Estado deve publicar ainda nesta semana novo decreto com medidas mais restritivas de combate ao novo coronavírus.

Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto. Foto: Divulgação Sesa.

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou em entrevista a RPC TV nesta segunda-feira (22), que o estado está em “colapso iminente” após o crescimento nos casos e internações pela Covid-19.

O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta segunda-feira, aponta que a taxa de ocupação das UTIs exclusivas para pacientes com Covid-19 na Rede SUS está em 92%.

Esse é o maior indicador desde o início da pandemia. Restam apenas 100 vagas em UTIs no Paraná.

“Momento não é difícil, é crítico. É um colapso iminente. Porque 5% dos leitos de UTI são reservados para os pacientes que estão nas enfermarias e que podem piorar. Então na verdade nós estamos aí com 3% (de ocupação). Todo o esforço para a manutenção e abertura de novos leitos deve ser empreendido neste momento”, explicou Beto Preto.

Devido a esse crescimento, o Governo do Paraná deve emitir novo decreto até esta quarta-feira (24) com duas medidas restritivas contra a Covid-19:

Ampliação do horário do toque de recolher (atualmente é da 0h às 5h) e manutenção da proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos nessa faixa de horário;

Suspensão das cirurgias eletivas na Rede SUS e avaliação da extensão da medida para a rede privada.

Atualmente o Paraná conta com 612.683 casos confirmados e 11.070 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, sendo novas 14 mortes e 2.078 casos somente nas últimas 24 horas.

Com Portal Paraná

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.