conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Câmara doa revistas ao Depen para projeto de redução de pena pela leitura

Câmara doa revistas ao Depen para projeto de redução de pena pela leitura. Foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR)  recebeu na sexta-feira (4), centenas de exemplares de diversas revistas doadas pela Câmara Municipal de Vereadores de Campo Mourão que farão parte do acervo da nova cadeia pública a ser inaugurada no próximo dia 9.

As revistas eram de gabinetes e departamentos do Legislativo. A ação teve o objetivo de cooperar com o direito das pessoas privadas de liberdade ao conhecimento e a cultura.

“A cada seis dias de leitura e de produção de resenha do que foi lido, reduz em um dia a pena do detento”, diz o agente penitenciário e assistente social, Genivaldo Pereira.

O Paraná foi o primeiro Estado do país a regulamentar a redução (remição) pela leitura no âmbito dos estabelecimentos prisionais e tem obtido bons resultados, como a evolução e melhora na interpretação e escrita dos textos, bem como, as médias altas alcançadas na redação no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

O Programa Remição pela Leitura conta com outro fator de sucesso que são as campanhas permanentes de doação “Estamos aceitando doações de livros, revistas e material pedagógico”, complementa Pereira.

A chefe do departamento de Controle Legislativo e Arquivo Histórico da Câmara, Juliana Godoi Del Canale, acredita que as revistas “serão mais úteis aos detentos”. E comenta que a Casa já prepara novas doações “Estamos aguardando a liberação para fazer a doação de livros, principalmente jurídicos”.

De acordo com o presidente da Câmara, Olivino Custódio, o material doado pela Câmara representa uma semente importante para a ressocialização dos presos. “No Legislativo, essas revistas estavam sem utilidade, na unidade prisional serão úteis aos detentos”.

Remição de pena

A remição de pena pela leitura atende a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em favor do condenado em regime fechado ou semiaberto e possibilita que a cada obra literária lida seja remido parte da pena.

Da Redação com informações Assessoria

Câmara doa revistas ao Depen para projeto de redução de pena pela leitura. Foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Decisão foi tomada diante do aumento de casos da covid-19 e a lotação de leitos hospitalares.

Paraná

Quase 12% das pessoas internadas por covid-19 no Paraná, nesta terça-feira (23), têm entre 20 e 39 anos.

Campo Mourão

Esta é a segunda confirmação neste domingo (14) no município.