conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Campanha de vacinação contra a poliomielite encerra no fim deste mês

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para as crianças de 12 meses a menores de 5 anos segue em todo estado até o próximo dia 30 de novembro.

A ação de imunização no Paraná começou no dia 28 de setembro, uma semana antes da campanha nacional, se encerraria no dia 30 de outubro, mas teve prazo ampliado até o dia 30 deste mês.

A vacina contra a pólio faz parte do Calendário Nacional de imunização e está incluída na rotina dos postos de saúde, mas é importante que as crianças sejam vacinadas neste momento para que o estado tenha homogeneidade na imunização.

“Uma cobertura vacinal maior e homogênea das crianças neste momento é fundamental. Vivemos a pandemia da Covid-19, com números elevados; mas temos por outro lado as vacinas disponibilizadas pela rede estadual e que protegem contra várias outras doenças, como a pólio, que é a paralisia infantil”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Antecipamos o início da campanha no estado e agora estendemos o prazo da campanha para dar mais oportunidade aos pais e responsáveis de levarem as crianças aos postos de vacinação em seus municípios; todos estão abastecidos, com profissionais preparados para receber o público-alvo, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos durante a pandemia”, disse o secretário Beto Preto.

O secretário reforçou ainda que a vacina é a única forma de prevenção contra poliomielite.

A doença é contagiosa, aguda e grave. As sequelas da poliomielite estão relacionadas à infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus; as principais são: paralisia de membros inferiores ; problemas e dores nas articulações; paralisia dos músculos da fala e da deglutição, atrofia muscular e osteoporose, entre outros.

O Paraná não registra casos da doença desde 1.986 e o Brasil teve o último caso em 1.989. “Mas, temos o vírus ainda circulando em outras partes do mundo e sabemos que, caso não haja uma cobertura efetiva as crianças, o risco de contaminação é iminente”, disse diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Cobertura

Até o momento, o Paraná atingiu a cobertura vacinal de 74,63% do público que é de 583.962 crianças.

“Precisamos chegar a um índice de 95% para termos a segurança de que as crianças paranaenses estão realmente protegidas, por isso fazemos um apelo aos pais que levem os filhos aos postos para garantirmos a prevenção de todos” explicou a chefe do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia.

“As atividades escolares estão sendo retomadas gradativamente e paralelo ao esquema de prevenção contra a Covid-19, com medidas de higienização das escolas e também as medidas de proteção pessoal como uso de máscaras e de álcool gel nas mãos, é necessário levar as crianças até os postos de saúde para a atualização da caderneta de vacinação. Além da vacina contra a pólio, a rede pública mantém 18 vacinas à disposição e que imunizam contra doenças que também levam ao óbito como a meningite, pneumonia, gripe, sarampo e hepatite”, disse Vera Rita.

Com Sesa

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença