conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai até segunda-feira (30)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta os pais e responsáveis por crianças de 12 meses até 5 anos para que as levem a postos para a imunização. Todas as salas de vacina estão adotando os protocolos de segurança estabelecidos para a prevenção da covid-19. O Paraná tem 1.850 salas distribuídas em todos os municípios.

“Reafirmamos que a vacinação contra a pólio e contra outras graves doenças é fundamental para a saúde. Alertamos os paranaenses também para a questão das doenças consideradas erradicadas, que podem voltar a qualquer momento. Foi o que aconteceu com o sarampo, que voltou a registrar casos depois de 20 anos”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“Neste momento que antecede a chegada da vacina contra a Covid-19, a população deve atualizar a caderneta de vacinação. Entendemos a expectativa quanto a vacina da covid, mas alertamos que é preciso estar imunizado contra todas outras doenças para as quais temos as doses disponibilizadas na rede pública. São 18 vacinas ofertadas para imunizar contra doenças tão graves quanto a Covid e que também podem levar a óbito”, enfatiza o secretário.

Vigilância

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde atua com medidas permanentes de controle, acompanhando todas as notificações e casos suspeitos de doenças consideradas erradicadas como sarampo, pólio, rubéola e difteria.

A notificação compulsória das ocorrências suspeitas é a principal fonte da Vigilância. A partir dos registros feitos pelos serviços de saúde são desencadeadas as ações de contenção.

No caso da pólio, que é a paralisia infantil, doença infectocontagiosa viral aguda, a Vigilância é feita com a notificação e monitoramento de casos suspeitos de paralisias que chegam aos hospitais, como quadros de fraqueza muscular e outras manifestações que indiquem redução de tônus muscular. Identificando esses casos é feito o controle da poliomielite.

O Paraná não registra casos de pólio desde 1.986, mas para que a população esteja totalmente protegida é preciso atingir 95% de 583 mil crianças na faixa de 1 ano até menores de 5 anos.

“Até o momento, o Paraná apresenta a cobertura vacinal de 76% desta faixa, o que indica que milhares de crianças ainda precisam receber a dose”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes.

Sarampo

O sarampo é outra doença de contágio viral que sempre preocupa a Vigilância e o Programa Estadual de Imunizações, pois pode levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia e, em casos de maior gravidade, pode provocar o óbito.

O Paraná saiu da situação de surto do sarampo em setembro, depois de completar 90 dias sem registro de novos casos. Entre agosto do ano passado e agosto deste ano o estado totalizou 1.976 casos. Uma pessoa contaminada pode transmitir para outras 18.

“São várias as ações desenvolvidas pela Vigilância para garantir o controle, mas a proteção contra a doença acontece mesmo com a vacina, que no caso do sarampo tem 95% de eficácia”, disse a diretora.

Para estar imunizado contra o sarampo é preciso receber duas doses da Vacina Tríplice Viral entre 1 ano e 29 anos. Entre 30 a 59 anos a imunização acontece com dose única.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, também segue em todo Estado até dia 18 de dezembro e nesta fase é dirigida às pessoas na faixa de 20 a 29 anos.

Com AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença