conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão é a 15ª cidade mais competitiva do Paraná

O município de Campo Mourão aparece em 15º mais competitiva do Paraná na primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. A premiação divulgada neste mês de novembro, é realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e o SEBRAE, que analisa a capacidade competitiva das 405 cidades com mais de 80 mil habitantes do País.

Os dados levam em conta a atuação do poder público. Segundo o instituto, a competitividade no setor público é medida por  critérios como justiça, equidade e promoção de desenvolvimento econômico e social.

Foram avaliadas 405 cidades com mais de 80 mil habitantes, a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.

  • 1ª dimensão (instituições): sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública;
  • 2ª dimensão (sociedade): acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente;
  • 3ª dimensão (economia): inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Os dados que fazem parte de ranking, ainda mostram que Campo Mourão fica na 35º colocação entre as cidades da região Sul e 128º lugar entre todas as cidades avaliadas do Brasil.

Os indicadores utilizados no estudo, também exibem a colocações dos municípios em cada indicador. Campo Mourão se destaca no Brasil:

  • lugar na cobertura da coleta de resíduos domésticos
  • da destinação do lixo
  • 11º em perdas no abastecimento de água
  • 16º cobertura da coleta de esgoto
  • 21º na taxa bruta de matrícula – ensino superior
  • 47º na taxa de atendimento – educação infantil

Já os indicadores que precisam ser melhorados esta a mortalidade nos transportes quando o município aparece no 402º lugar e despesa com pessoal estando no 365º lugar do país.

O levantamento tem o objetivo de mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.

“Depois de nove edições do Ranking de Competitividade dos Estados decidimos ampliar a análise competitiva da gestão pública também para a esfera municipal. Os recém-eleitos podem obter um amplo mapeamento dos desafios, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário. Na outra ponta, além de atrair novas empresas, também é uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas”, afirma Tadeu Barros, diretor de Operações do CLP.

O CLP destaca que os dados são de período anterior à pandemia da covid-19. Para conferir todas as informações sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse: AQUI

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.