conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão é a 15ª cidade mais competitiva do Paraná

O município de Campo Mourão aparece em 15º mais competitiva do Paraná na primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. A premiação divulgada neste mês de novembro, é realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e o SEBRAE, que analisa a capacidade competitiva das 405 cidades com mais de 80 mil habitantes do País.

Os dados levam em conta a atuação do poder público. Segundo o instituto, a competitividade no setor público é medida por  critérios como justiça, equidade e promoção de desenvolvimento econômico e social.

Foram avaliadas 405 cidades com mais de 80 mil habitantes, a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.

  • 1ª dimensão (instituições): sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública;
  • 2ª dimensão (sociedade): acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente;
  • 3ª dimensão (economia): inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Os dados que fazem parte de ranking, ainda mostram que Campo Mourão fica na 35º colocação entre as cidades da região Sul e 128º lugar entre todas as cidades avaliadas do Brasil.

Os indicadores utilizados no estudo, também exibem a colocações dos municípios em cada indicador. Campo Mourão se destaca no Brasil:

  • lugar na cobertura da coleta de resíduos domésticos
  • da destinação do lixo
  • 11º em perdas no abastecimento de água
  • 16º cobertura da coleta de esgoto
  • 21º na taxa bruta de matrícula – ensino superior
  • 47º na taxa de atendimento – educação infantil

Já os indicadores que precisam ser melhorados esta a mortalidade nos transportes quando o município aparece no 402º lugar e despesa com pessoal estando no 365º lugar do país.

O levantamento tem o objetivo de mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.

“Depois de nove edições do Ranking de Competitividade dos Estados decidimos ampliar a análise competitiva da gestão pública também para a esfera municipal. Os recém-eleitos podem obter um amplo mapeamento dos desafios, direcionando, de forma mais precisa, a atuação das lideranças municipais para planejamento e atuação para aquilo que é prioritário. Na outra ponta, além de atrair novas empresas, também é uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas”, afirma Tadeu Barros, diretor de Operações do CLP.

O CLP destaca que os dados são de período anterior à pandemia da covid-19. Para conferir todas as informações sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse: AQUI

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença