
Geada no Paraná. Foto: Ana Tigrinho
O inverno mal começou e já promete um verdadeiro choque térmico para Campo Mourão e cidades da região. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a nova estação, que teve início oficial na noite desta sexta-feira (20), às 23h42, chega acompanhada de uma intensa massa de ar polar que deve provocar queda brusca nas temperaturas e aumentar as chances de geada nos próximos dias.
A partir desta segunda-feira (23), o frio se espalha com força. Em Campo Mourão, a semana será marcada por chuva e temperaturas muito baixas. Logo na segunda, os termômetros devem variar entre 7°C e 19°C, com previsão de 97% de chance de chuva e acumulado de 44,3 mm.
Na terça-feira (24), o frio atinge seu pico, com mínima de apenas 2°C e máxima de 10°C. O Simepar alerta para a possibilidade de geada ao amanhecer, o que exige atenção redobrada, principalmente de agricultores.
A quarta-feira (25) segue com clima gelado, com mínima de 3°C e máxima de 15°C. A chuva continua, com 97% de probabilidade e previsão de 4,8 mm de precipitação.
Na quinta-feira (26), as temperaturas sobem um pouco, mas a chuva deve ser intensa: são previstos 53,2 mm de acumulado, com mínima de 11°C e máxima de 16°C.
Sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29) manterão o padrão de instabilidade, com temperaturas em gradual elevação. A mínima na sexta será de 13°C, chegando a 16°C no domingo, enquanto as máximas podem alcançar 24°C ao final da semana.
Previsão Simepar para Campo Mourão:
Frio intenso em toda a região
As cidades vizinhas de Campo Mourão também vão sentir os efeitos da massa de ar polar, especialmente na terça-feira (24), quando as mínimas devem despencar em praticamente todo o Centro-Oeste do Paraná. Em vários municípios, há previsão de geada.
Confira as mínimas e máximas previstas para semana na região:
Altamira do Paraná: 2°C / 10°C
Araruna: 1°C / 10°C
Barbosa Ferraz: 2°C / 12°C
Boa Esperança: 1°C / 10°C
Campina da Lagoa: 2°C / 10°C
Corumbataí do Sul: 2°C / 11°C
Engenheiro Beltrão: 2°C / 17°C (geada na terça e quarta)
Farol: 1°C / 10°C
Fênix: 2°C / 18°C (geada na terça e quarta)
Goioerê: 2°C / 11°C
Iretama: 2°C / 11°C (geada na terça e quarta)
Janiópolis: 1°C / 10°C
Juranda: 2°C / 10°C
Luiziana: 1°C / 11°C
Mamborê: 1°C / 9°C
Moreira Sales: 2°C / 11°C
Nova Cantu: 1°C / 10°C
Peabiru: 2°C / 11°C
Quarto Centenário: 3°C / 11°C
Quinta do Sol: 3°C / 12°C (geada na terça e quarta)
Rancho Alegre d’Oeste: 2°C / 11°C
Roncador: 1°C / 9°C (geada na terça e quarta)
Terra Boa: 3°C / 12°C (geada na terça e quarta)
Ubiratã: 3°C / 11°C
Atenção redobrada
A Defesa Civil recomenda atenção especial aos grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, além de cuidados com animais domésticos e cultivos agrícolas.
A orientação é acompanhar diariamente as atualizações meteorológicas e adotar medidas de proteção contra o frio intenso e os acumulados de chuva previstos para os próximos dias.
