conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão registra a menor taxa de ocupação de UTI Covid desde novembro

Fase atual da pandemia também é marcada pela vacinação.

Atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19.Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O avanço da imunização contra Covid-19 tem se refletido na queda dos indicadores de internação em Campo Mourão. Na noite de ontem, sábado (7), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes com a Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) era a menor em quase nove meses. 

De acordo com o boletim epidemiológico a ocupação estava em 54%. O indicador não baixava de 60% desde 21 novembro de 2020, quando a cidade registrou 33% de ocupação. Na época, ainda não havia leitos de UTI na Central Hospitalar, os pacientes diagnosticados em estado grave da Covid-19 eram atendidos somente no Hospital Santa Casa de Campo Mourão. Os leitos da Central foram habilitados em março de 2021.

Comparado ao pior período da pandemia na cidade, em junho deste ano, a cidade chegou a registrar 145% na taxa de internados em decorrência da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde reporta, em seu boletim diário, uma sequência significativa de declínio na ocupação desses leitos. Depois de 72 dias, o indicador finalmente saiu dos 100% em 23 de julho, quando caiu para 91%. No dia 28 de julho, foi para 70% e, em 6 de agosto, para 66%.

O balanço realizado pelo Blog do Raoni também observa que o pior dia da ocupação de UTI coincide com a data em que Campo Mourão registrou o maior número de casos ativos, 1.908 moradores contaminados ao mesmo tempo.

Em relação aos novos casos, Campo Mourão registrou uma média diária 48.62% menor entre a semana epidemiológica nº30 (25 a 31 de julho) e a nº 31 (1 a 7 de agosto). Saindo de 30.85 a média de casos para 15.85.

Não há como negar que a fase atual da pandemia também é marcada pela vacinação. Atualmente 73.65% da população adulta já teve acesso ao menos uma dose do imunizante e 29.74% já completaram o esquema vacinal.   

Mesmo que o quadro represente um recuo na crise sanitária, os números da covid-19 não são motivos para descuidos. A cidade ainda relata, todos os dias, resultados positivos de testes, o que sugere a circulação do vírus.

Ainda não é o momento para recuar nas medidas de prevenção. E os cuidados valem inclusive para quem se vacinou, pois o necessário para defesa completa contra o vírus são duas doses. E embora os imunizantes protejam contra covid-19 grave, pessoas vacinadas ainda estão sujeitas à infecção e transmissão.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença