conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão teve recorde de infecções por covid entre jovens de 20 a 29 no mês de janeiro

Em Campo Mourão, o número de jovens entre 20 e 29 anos contaminados pela covid-19 alcançou recorde no mês de janeiro. A cidade teve 316 casos confirmados em moradores dessa faixa etária, o representava 24.9% dos infectados no primeiro mês de 2021.

Janeiro fechou com o maior número de casos e óbitos no município desde o início da pandemia, foram 1.270 novas pessoas positivadas e 22 vidas perdidas.

Os números mostram outro dado alto, seguido dos jovens, os adultos entre 30 e 39 contabilizam 217 pessoas. Uma inversão, já que desde o início da pandemia a maioria dos contaminados vem dessa faixa etária, o acumulado é de 1.105 positivados. Somam números altos também os moradores entre 40 e 59 anos.

Na contramão dos dados dos jovens, pessoas entre 70 a 89 anos somaram juntos 88 casos em janeiro, no entanto somam a maioria das vitimas fatais no período, foram 10 vidas perdidas.

A sanitarista aposentada e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campo Mourão, Lenilda de Assis atenta para a mudança do perfil dos contaminados. “A maioria dos contaminados pela covid-19 em Campo Mourão tem entre 30 e 39 anos, com altos índices entre 40 – 49 e 50 – 59 anos, foi assim desde o início da pandemia, esta é a idade considerada economicamente ativa. O que houve em dezembro e janeiro foi um descumprimento maior as regras sanitárias de isolamento social pela faixa etária dos mais jovens.”

O impacto, avalia a especialista, é que quanto maior o número de infectados, maior a chance de pessoas mais jovens e sem comorbidades não resistirem às formas graves do coronavírus. “Em Campo Mourão a vítima mais jovem tinha 32 anos, no entanto temos registros de mortes de crianças com menos de 5 anos em município da região”, alerta a presidente do Conselho.

Foi também entre fim de dezembro e começo de janeiro que Campo Mourão marcou o pior índice de isolamento social desde o começo da pandemia. Ficou entre 32% e 41% da população.

As informações coletadas pelo Blog do Raoni tomam como base dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Secretaria Municipal da Saúde, entre os meses de março do ano passado até 31 de janeiro deste ano e disponíveis no Portal da Transparência Coronavírus Paraná.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.

Campo Mourão

Decisão foi tomada diante do aumento de casos da covid-19 e a lotação de leitos hospitalares.

Paraná

Quase 12% das pessoas internadas por covid-19 no Paraná, nesta terça-feira (23), têm entre 20 e 39 anos.