conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Com baixa procura, 6,5 mil vacinas contra meningite são jogadas no lixo no Paraná

Foram registradas vacinas que passaram do prazo de validade em nove municípios do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta sexta (2) que teve que jogar fora 6,5 mil doses da vacina meningocócica ACWY por causa da baixa procura. De acordo com nota encaminhada pela Sesa, foram registradas vacinas que passaram do prazo de validade em nove municípios do Estado: Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá, Apucarana e Telêmaco Borba.

A vacina meningocócica conjugada ACWY protege contra os grupos A, C, W e Y da meningite e é indicada aos três, cinco e sete meses de vida, com reforços entre 12 a 15 meses e entre 5 a 6 anos, e também na adolescência.

Segundo a Sesa, já no início de agosto, a pasta havia encaminhado às regionais de saúde sobre o risco de perda de doses por vencimento. A recomendação era o início da vacinação de crianças a partir de um ano para a administração do reforço e para trabalhadores de saúde em substituição à vacina Meningo C até acabarem os estoques de doses com validade para agosto de 2022.

Também foi reforçada a importância da busca ativa dos adolescentes de 11 a 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade ainda não vacinados, conforme a instrução normativa do calendário nacional de vacinação.

Queda na cobertura vacinal

O Paraná não está isolado no cenário da queda da cobertura vacinal no Brasil. O País vive a maior queda de cobertura vacinal nos últimos 10 anos. A cobertura vacinal vem deixando a população, especialmente o público infantil , mais vulnerável a doenças que já estavam erradicadas no país, como sarampo e poliomielite, e que podem deixar sequelas ou causar mortes.

Embora o índice de vacinação ideal seja acima de 90%, as taxas gerais de imunização têm ficado abaixo desse valor desde 2012, chegando a 50,4% em 2016. No último ano, a porcentagem foi de 60,7%, segundo informações do DATASUS do Ministério da Saúde.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença