conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Com falta de oxigênio em UPA, Cianorte pede ajuda a Campo Mourão

Na madrugada desse domingo (28) o oxigênio chegou a acabar por duas vezes na UPA de Cianorte.

Foto Ilustrativa

O aumento explosivo no número de casos de covid-19 em Cianorte colocou o sistema de saúde em alerta para a falta de oxigênio para os pacientes internados, o que obrigou a administração municipal daquele município a pedir, neste domingo (27), o insumo emprestado para cidades da região, incluindo Campo Mourão.

O Hospital Santa Casa de Campo Mourão enviou emprestados dois cilindros, informação foi confirmada pela superintendente da instituição, Lucinea Scheffer ao jornal BN Notícias. O estoque na UPA Cianorte era suficiente somente até as 15 horas. “Cada cilindro emprestado, dá rendimento de 20h com um paciente em catéter nasal até 3 litros”, segundo Lucineia.

Secretaria de Saúde de Cianorte Rebeca Galacci. Foto: Reprodução

Ainda na noite do sábado (27), em vídeo divulgado em redes sociais, a Secretaria de Saúde Rebeca Galacci, informou que o Hospital de Campanha chamada de Central de Agravos Respiratórios instalada no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori passou a atender 24 horas para desafogar o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A secretaria não informou o motivo que acarretou transferência de pacientes para outras unidades de atendimento, disse somente que este será o esquema de fim de semana, mas profissionais de saúde relataram a possibilidade de falta de oxigênio na UPA.

Na madrugada desse domingo (28) o fornecedor foi acionado às pressas, pois o oxigênio chegou a acabar por duas vezes na UPA de Cianorte.

Há 70 km de distância de Campo Mourão, Cianorte tem cerca de 83 mil habitante e segundo o último boletim epidemiológico publicado no sábado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tem 4.088 casos confirmados e 50 mortes caudadas pelo novo coronavírus.

Prefeito Marco Franzato. Foto: Reprodução

Na sexta-feira (26) o prefeito Marco Franzato (PSD) falou, também por meio de redes sociais, que irá atender as determinações impostas pelo decreto estadual que fecha as atividades não essenciais em todo o estado até 8 de março. No entanto, o comércio varejista ficará aberto com atendimento restrito a 50% do público.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.