conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Com falta de oxigênio em UPA, Cianorte pede ajuda a Campo Mourão

Na madrugada desse domingo (28) o oxigênio chegou a acabar por duas vezes na UPA de Cianorte.

Foto Ilustrativa

O aumento explosivo no número de casos de covid-19 em Cianorte colocou o sistema de saúde em alerta para a falta de oxigênio para os pacientes internados, o que obrigou a administração municipal daquele município a pedir, neste domingo (27), o insumo emprestado para cidades da região, incluindo Campo Mourão.

O Hospital Santa Casa de Campo Mourão enviou emprestados dois cilindros, informação foi confirmada pela superintendente da instituição, Lucinea Scheffer ao jornal BN Notícias. O estoque na UPA Cianorte era suficiente somente até as 15 horas. “Cada cilindro emprestado, dá rendimento de 20h com um paciente em catéter nasal até 3 litros”, segundo Lucineia.

Secretaria de Saúde de Cianorte Rebeca Galacci. Foto: Reprodução

Ainda na noite do sábado (27), em vídeo divulgado em redes sociais, a Secretaria de Saúde Rebeca Galacci, informou que o Hospital de Campanha chamada de Central de Agravos Respiratórios instalada no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori passou a atender 24 horas para desafogar o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A secretaria não informou o motivo que acarretou transferência de pacientes para outras unidades de atendimento, disse somente que este será o esquema de fim de semana, mas profissionais de saúde relataram a possibilidade de falta de oxigênio na UPA.

Na madrugada desse domingo (28) o fornecedor foi acionado às pressas, pois o oxigênio chegou a acabar por duas vezes na UPA de Cianorte.

Há 70 km de distância de Campo Mourão, Cianorte tem cerca de 83 mil habitante e segundo o último boletim epidemiológico publicado no sábado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tem 4.088 casos confirmados e 50 mortes caudadas pelo novo coronavírus.

Prefeito Marco Franzato. Foto: Reprodução

Na sexta-feira (26) o prefeito Marco Franzato (PSD) falou, também por meio de redes sociais, que irá atender as determinações impostas pelo decreto estadual que fecha as atividades não essenciais em todo o estado até 8 de março. No entanto, o comércio varejista ficará aberto com atendimento restrito a 50% do público.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença