conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Confirmado avanço da variante delta em mais 3 cidades; Estado nega transmissão comunitária

Novos casos foram confirmados em Francisco Beltrão, Rolândia, e Mandaguari, este último foi a óbito.

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (9), mais três casos da variante delta do coronavírus no Paraná, entre eles uma vítima fatal. Ao todo o Estado soma 7 casos e 3 mortes ocasionadas pela cepa.

Os três novos casos foram confirmados em Francisco Beltrão, Mandaguari e Rolândia.

Os diagnósticos foram feitos após análise de exames por sequenciamento genômico do vírus, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os primeiros quatro casos ocorreram em Apucarana. As confirmações foram feitas em uma mulher grávida, que morreu após ficar dez dias internada, e três pessoas da mesma família, casal e um filho. O filho não resistiu e morreu por complicações da doença.

Mesmo com a confirmação de novos casos em outras cidades e regiões do estado, a Sesa nega que haja transmissão comunitária da variante delta no estado. 

O governo trata esses três novos diagnósticos como casos “isolados”, mesmo que tenham sido confirmados em cidades diferentes.

Casos

No caso de Mandaguari, a confirmação foi feita em um homem de 28 anos. Ele teve sintomas da doença e foi internado no início de abril. O rapaz recebeu alta hospitalar, mas, em junho, retornou à unidade hospitalar com quadro de saúde grave, ele foi entubado, mas morreu no dia 29 de junho.

Em Francisco Beltrão é um homem de 60 anos que teve os primeiros sintomas no dia 10 de junho. Segundo a secretaria, ele ficou internado com suporte ventilatório e teve alta oito dias depois, no dia 18 de junho. O paciente é monitorado em casa.

O caso confirmado em Rolândia é de uma mulher de 59 anos. Ela foi internada, necessitou de oxigênio, se recuperou e teve alta. Ela é monitorada desde 12 de junho.

Somente agora, com sete casos confirmados no Paraná, uma equipe do Ministério da Saúde vai realizar uma investigação mais ampla sobre a confirmação da variante delta.

Até o momento o Paraná tem 651 amostras sequenciadas, sendo 398 para a variante P.1 (Gama,brasileira);  1 caso para a variante P.1.1;  4 casos de P.1.2;  10 resultados confirmados para a variante Alpha (Reino Unido), e os 7 casos da variante Delta. Os demais estão em investigação.

Leia Também

Campo Mourão solicita ao LACEN os exames para nova cepa da COVID-19 no município. 

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença