conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Conselho de Saúde alerta “sem atenção primária a pandemia não será controlada” em Campo Mourão

O novo coronavírus é o agente causador de uma doença que se revelou um problema de saúde pública global. Com a confirmação de tantos casos desta doença em Campo Mourão, tornou-se indispensável à adaptação e adequação do Sistema Único de Saúde (SUS) na condução de mecanismos de resposta para pandemia, sendo a atenção primária peça fundamental neste processo, é o que analisa Lenilda de Assis, sanitarista e Presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Campo Mourão.

As ações de combate à pandemia, focadas exclusivamente nos serviços hospitalares, no número de leitos gerais e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), não valorizam a atenção primária como linha de frente. Para a conselheira as ações que têm sido tomadas por gestores públicos, centralizando os esforços em dar suporte hospitalar ao paciente já infectado, são de extrema importância, mas não bastam para baixar a curva de contágio na cidade. É preciso avançar para uma nota etapa.

Diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Campo Mourão.

Nesse período de afastamento social o Conselho de Saúde se reúne virtualmente para pensar programas de apoio à pandemia na cidade e tem sempre sugerido mais investimentos em ações que se antecipem a ação do vírus. “Nesse momento é importante investir as verbas que estão sendo disponibilizadas para o município em três frentes: atenção primária, condições seguras de trabalho para os profissionais de saúde e acompanhamento das sequelas pós-recuperação da covid-19, para além da criação de leitos”, explica a presidente do Comus.

Segundo Lenilda, para os conselheiros, a integração entre a vigilância epidemiológica e a atenção primaria é uma tarefa que transpõe a pandemia. Os investimentos financeiros nessa nova etapa deveriam ser, em grande parte, destinados para melhorar a atenção primária, a partir de testagem, isolamento do infectado, rastreamento das pessoas com as quais o positivado teve contato, o cuidado com os doentes com sintomas leves, e a continuidade da atenção aos pacientes crônicos, a idosos, às grávidas e aos bebês.

Quando se fala em medicina preventiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que o atendimento primário permite solucionar 80% das necessidades de atendimento médico da maioria da população, além de reduzir o número de internações em 17%.

Municípios com uma boa organização dos serviços de saúde conseguem detectar precocemente os casos mais graves, encaminhando-os mais rapidamente para internação. “Se olharmos os dados brasileiros, 40% da população adulta têm uma ou mais doenças crônicas. E as próprias doenças crônicas têm sido o principal fator de óbito de Covid-19. Do total, 72% das mortes estão relacionadas a isso.”

“Passada esta crise sanitária, muitas coisas em saúde pública precisarão ser repensadas”, finaliza Lenilda. Estudos estão mostrando que pacientes curados da covid-19 precisam vencer sequelas variadas e que podem durar meses. A luta para se livrar das inflamações e lesões deixadas pelo vírus pode ser longa e atinge até quem teve as formas leves da doença. Muitos precisam de fisioterapia e reabilitação e isso também deve ser levado em consideração na hora da distribuição dos recursos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença