conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Cortes na educação mobilizam entidades paranaenses que cobram por investimentos

O manifesto é assinado por mais de 50 personalidades políticas, professores, entidades estudantis e sindicatos. Segundo eles, o Brasil está ficando para trás de forma acelerada.

Docentes e alunos de diversas instituições de ensino do Paraná estiveram presentes na reunião da bancada de parlamentares do estado para apresentar o “Manifesto contra os Cortes na Educação” e cobrar ações por um orçamento justo para a Educação.

A reunião, realizada nesta terça-feira, 22, em ambiente virtual, contou com a participação de diversos deputados e senadores paranaenses, que ouviram o relato e as dificuldades enfrentadas pelas instituições do ensino do estado. O manifesto, que foi lançado no último dia 10 de setembro, é assinado por mais de 50 personalidades políticas, professores, entidades estudantis e sindicatos.

O professor Rodolfo Fiorucci, diretor-geral do Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho, abriu as falas lembrando da importância da educação e da ciência para a vida dos brasileiros e como esse período de pandemia mostrou a necessidade do fortalecimento da área. “A educação precisa mudar agora. E para isso precisamos de investimentos. É uma questão de segurança nacional, pois o Brasil está ficando para trás de forma acelerada. E em uma sociedade sem emprego e sem educação se faz urgente termos uma reorganização social, produtiva e econômica”, afirmou.

O presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), Nilton Brandão, relembrou que o orçamento proposto pelo governo federal é menor que a de anos anteriores, chegando a se igualar ao orçamento da década passada. “Nós temos debatido o que representa o orçamento para 2021, que já é menor que o de 2022, e esse por sua vez já era menor que o de 2019. O fato é que o orçamento proposto se aproxima de um orçamento de 10 anos atrás, isso considerando o crescimento de matrículas, de unidades, de mais professores, de mais infraestrutura de salas de aula. O debate que nós tínhamos de fazer deveria ser para ampliar o orçamento, porém o que estamos fazendo hoje é tentar eliminar os cortes para garantir pelo menos o teto de gastos”, relembrou o docente.

Para o deputado federal, Zeca Dirceu (PT), a iniciativa dos professores e alunos do Paraná representa um anseio de todo o país e a luta por uma educação pública de qualidade. “O Paraná é um estado que sai na frente e que já está se organizando para evitar a retirada de recursos da educação, ainda mais quando vemos o governo planejando aumentar os recursos de outras áreas que não são prioritárias. A carta é um manifesto coletivo dos cidadãos do Paraná, das lideranças políticas, de todo professor e de todo o estudante. É com diálogo e posição firme que vamos defender a educação do nosso estado e do nosso Brasil”, concluiu o parlamentar.

Ao final da reunião, parlamentares e instituições de ensino sinalizaram positivamente pelo envio do manifesto a todos os parlamentares da bancada, além de redigirem um documento oficial, que será enviado ao Ministério da Educação, sobre o posicionamento dos deputados e dos senadores do Paraná em reação aos cortes no orçamento da educação, entre outras ações para mobilizar o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

Com informações Assessoria 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença