conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Covid-19: Não é hora de suspender uso da máscara, diz Secretário de Saúde do Paraná

Mesmo com a redução na taxa móvel de casos e de mortes por Covid-19 no estado, as medidas de prevenção ainda devem continuar, afirmou Beto Preto.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Mesmo com a redução da taxa de transmissão, casos e de mortes por Covid-19 no Paraná , as medidas de prevenção, como uso de máscara, ainda devem continuar. A afirmação foi feita pelo Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista à CBN Curitiba na manhã desta terça-feira (12), na qual ele falou sobre a situação atual da pandemia no Paraná. 

“Os números estão melhorando. Os óbitos e casos estão caindo. Inclusive, o Complexo Hospital do Trabalhador está há três dias sem registro de mortes pela doença. Isso já demonstra que estamos conseguindo passar. Mas tudo isso tem relação total com a vacinação, pois 99,26% dos paranaenses acima de 18 anos já receberam uma dose e quase 67% tomaram a segunda dose ou dose única”, disse o secretário na entrevista.

Segundo ele, a previsão é que com 80% dos paranaenses imunizados com duas doses, a estratégia contra o coronavírus será fortalecida. 

Beto Preto disse que é totalmente contra a suspensão do uso da máscara no Paraná.

“Neste momento muitos tem falado na suspensão do uso da máscara. Eu sou contra isso, a máscara é o filtro e  nos ajudou a chegar a até aqui. Se não fossem a máscara e a vacinação, não seriam 39 mil óbitos no Paraná, seriam entre 150 mil e 200 mil óbitos”, afirmou ele. 

O secretário enfatizou que o espírito de união e coletividade trouxe o Paraná até o momento de estabilidade da pandemia: “É importante o uso da máscara, lavar as mãos repetidamente, deixar as janelas abertas. E quem tiver que encarar aglomerações como em transporte coletivo, usem máscara e ao chegar em casa faça todo o asseio”. “Parece que acabou, mas a pandemia não acabou. Neste momento, temos 700 paranaenses internados em UTIs com Covid”.

Estados e municípios querem que leitos de Covid virem ‘legado’ para SUS

Beto Preto  disse à CBN que dos 2.050 leitos exclusivos de UTIs para Covid, 350 foram desativados . “No caso das enfermarias, mais de 750 já foram desativadas. A ideia é que esses leitos sejam usados para  os pacientes de cirurgias eletivas, que já recomeçaram com força no Estado”, afirmou o secretário. Estados a municípios, aliás,  estão pedindo ao Ministério da Saúde que financie estes leitos e eles se tornem permanentes no Sistema Único de Saúde (SUS). “Os leitos podem ser tornar um legado importante para a Saúde. Estamos dialogando sobre isso com o Ministério da Saúde há uns 60 dias”, disse Preto. 

Vacinação dos adolescentes só deve terminar no final de novembro

Na entrevista, o secretário disse que a vacinação contra Covid dos adolescentes deve terminar somente no fim de novembro: “Continuaremos a vacinar os adolescentes, mais devagar que esperávamos, porque o Ministério da Saúde não está mandando das doses que esperávamos. Nós fizemos uma pressão e o Ministério da Saúde para incluir adolescentes de 12 a 17 anos. Para vacinar todos eles, precisávamos de cerca de 900 mil doses de Pfizer, o que não aconteceu ainda”. Enquanto isso, segundo ele, o Estado avança nas segundas doses e nas doses de reforço dos idosos. 

Ele também ressaltou que o  Ministério da Saúde já anunciou a revacinação anticovid em 2022, por enquanto com duas doses para acima de 60 anos, e até essa idade uma dose de reforço. “Essa discussão está acontecendo. Vamos cumprir, como sempre, o Plano Nacional de Imunização (PNI). Lembrando quem vacina são os municípios. O governo do Paraná entra com a logística”.

Boletim atualizado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça (12) mais 1.433 casos confirmados e 21 mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Com Bem Paraná

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença