conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Eleições

Curitiba irá testar votação online nas eleições desse ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai testar sistemas para votação online nas eleições municipais de novembro deste ano. Três cidades foram definidas para a testagem: São Paulo, Curitiba e Valparaíso de Goiás.

Apesar disso, o voto presencial segue obrigatório em 2020.

O experimento será feito para eventualmente adotar o método nas próximas eleições. Além de tornar o processo mais ágil, fácil e barato, é preciso ter a mesma segurança.

Por isso o TSE abriu edital para empresas de tecnologia apresentarem modelos virtuais que poderiam ser usados. Essas empresas poderão montar uma estrutura dentro de locais de votação, marcada para o dia 15 de novembro, e os eleitores das três cidades estariam livres para experimentar os sistemas com smartphones.

Os testes, no entanto, não têm nada a ver com os candidatos reais para prefeitos e vereadores – serão criados nomes e partidos fictícios.

Todas as estruturas e envolvidos deverão seguir os protocolos do Ministério da Saúde contra a covid-19.

A partir dessa experiência o TSE pretende ampliar as discussões sobre estratégias para mudar o sistema de votação usado no Brasil. A modernização do processo é algo visado pelo Tribunal, mas ainda não há certezas se ou quando o atual modelo será atualizado.

Uma das maiores preocupações nesse sistema de votação pela internet é a segurança. Além do sigilo do voto, é necessário evitar qualquer tipo de manipulação da votação. Além disso, o voto online não seria obrigatório já nas próximas eleições, mas sim serviria como uma alternativa.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença