conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Eleições

Decisão do TSE libera 52 fichas sujas só no estado do Paraná; 1500 em todo Brasil

Segundo levantamento da agência Fiquem Sabendo, as eleições deste ano pode marcar o retorno de 52 políticos paranaenses condenados por ficha suja à vida pública, 1.500 em todo Brasil.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na terça-feira (1º) que a mudança na data das eleições devido à pandemia de covid-19 beneficia candidatos que estariam impedidos de disputar o pleito com base na Lei da Ficha Limpa. Por maioria de votos, os ministros entenderam que os candidatos não estão mais inelegíveis com a alteração. 

A decisão foi tomada após o tribunal ser questionado formalmente se um candidato cuja inelegibilidade vencia em outubro, quando se realizaria a eleição, pode ser considerado elegível para disputar o pleito em 15 novembro.

O TSE, então, encaminhou a dúvida para área técnica do tribunal.O parecer técnico confirmou que na nova data das eleições a inelegibilidade de quem foi condenado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012 já esta vencida. Isso porque, nesses casos, conforme deliberado pela própria Justiça Eleitoral, a contagem teve como marco inicial o dia 7 de outubro, data do primeiro turno da eleição daquele ano.

O meio jurídico já discute se a medida que vale para candidatos condenados por abuso de poder econômico e político também será estendida para candidatos com condenação criminal.

Devido à pandemia da covid-19, o Congresso promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

Ra Redação com AB e Fiquem Sabendo

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença