conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Decreto de Bolsonaro prevê privatização de 44 mil UBSs

Decreto publicado, na terça-feira (27), assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo Ministro da Economia Paulo Guedes pede estudos sobre “modelos de negócios” que visem a privatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses estudos fariam parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), sendo esse, o projeto de concessões e privatizações do governo. Segundo o decreto, os estudos sobre as UBS devem avaliar “alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

Porém, logo que o decreto foi publicado muitos críticos questionaram a medida. O Conselho Nacional de Saúde publicou uma nota afirmando que a medida é arbitrária e não irá ajudar o SUS, mas sim enfraquecê-lo.

“Nós, do Conselho Nacional de Saúde, não aceitaremos a arbitrariedade do presidente da República, que no dia 26 editou um decreto publicado no dia 27, com a intenção de privatizar as unidades básicas de saúde em todo o Brasil”, diz a nota assinada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Atualmente, o Brasil possuí 44 mil UBSs que tem como objetivo atender 80% dos problemas de saúde, sem a necessidade de encaminhar para os serviços mais caros, como emergências e hospitais.

“É o coração do SUS, é o diferencial na Estratégia Saúde da Família. Ela tem atendimento multiprofissional e acompanha a evolução dos pacientes por toda a atenção primária”, diz a presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), Gulnar Azevedo.

Na Camara dos Deputados e no Senado Federal, ao menos o nove projetos de decreto legislativo (PDL) – medida capaz de sustar a decisão presidencial – foram apresentados até o início da tarde desta quarta-feira (28).

Os PDLs apresentados precisam ser pautados para votação e serem apoiados pela maioria dos presentes na sessão para ter aprovação.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença