conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Deputado Francischini tem mandato cassado por divulgação de fake news

Com o julgamento, além de ter seu diploma cassado, o parlamentar ainda fica inelegível por oito anos.

Delegado Fernando Francischini (PSL). Foto: Divulgação

O deputado estadual Delegado Fernando Francischini (PSL) é o primeiro parlamentar do país a perder o mandato por divulgar fake news. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomou a decisão nesta quinta-feira (28/10) por maioria (6 a 1). 

Ele foi investigado por uso indevido dos meios de comunicação e por abuso de autoridade. Pesava sobre o parlamentar ter espalhado fake news a respeito da urna eletrônica em pleno dia da votação, em 2018, por meio de live feita nas suas redes sociais.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) absolveu Francischini por entender que não há prova de que a transmissão influenciou as eleições. Por essa decisão, o Ministério Público Eleitoral do Paraná recorreu ao TSE.

O relator, ministro Luis Felipe Salomão, disse em seu voto que o vídeo gravado por Francischini, que teve 6 milhões de visualizações, “levou a erro milhões de eleitores”. “Me chamou a atenção que eram denúncias absolutamente falsas, manipuladoras”.

Com o julgamento, além de ter seu diploma cassado, Francischini ainda fica inelegível por oito anos, contados a partir das eleições de 2018. A decisão também prevê imediato contato com o tribunal local para que haja recontagem dos votos para o cargo de deputado estadual do Paraná, computando-se como anulados os votos atribuídos ao parlamentar.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença