conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Em Carta Aberta, Conselho de Saúde recomenda medidas mais rígidas para conter a covid-19 e propõe pacto pelo bem coletivo

No documento o órgão emite 10 recomendações que podem ajudar a evitar o colapso na rede de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde de Campo Mourão (COMUS) publicou na tarde desta quinta-feira (25) uma Carta Aberta intitulada É hora de cuidar do essencial” direcionada à população, governantes e empresários mourãoenses a fim de intensificar o combate à pandemia da covid-19. No documento o órgão emite 10 recomendações que podem ajudar a evitar o colapso na rede de saúde.

A Carta pretende alertar e convocar toda a sociedade para o que o COMUS vem denominando de “pacto” pela vida e contra o avanço do vírus.

“Neste momento, nós do Conselho de Saúde queremos propor um pacto, dos profissionais de saúde, governos, empresas e sociedade civil, a fim de intensificar o combate à pandemia e encontrar soluções para o coletivo” diz o documento.

As medidas, recomendadas, passam pela capacidade de aumento da testagem; o monitoramento de casos confirmados e suspeitos; a mudança nas recomendações das autoridades sanitárias; o adiamento da volta às aulas; a ampliação do horário do toque de recolher; a alternância dos horários de atendimento do comércio; a comunicação de risco, além da elaboração de um plano de enfrentamento regional contendo organização do fluxo de moradores.

Para a presidente do Conselho, a sanitarista Lenilda de Assis, o atual contexto configura situação de excepcionalidade.

“É necessário manter e ampliar o isolamento social para achatar a curva de evolução da doença e evitar que pessoas contaminadas precisem ser hospitalizadas de referência covid-19, que já estão, inclusive, sem leitos disponíveis”.

A atenção básica seria um dos pilares no combate a pandemia, com sua estrutura capilar e proximidade com os usuários, fornece o campo ideal para a vigilância ativa. Lenilda aponta que a atenção primária é pouco valorizada em seu papel na vigilância dos casos de covid-19. “A atenção primária tem, capacidade diagnóstica e logística para monitoramento da pandemia.”

Ela ainda lembrou o caráter flexível da vigilância. “A vigilância exige uma atuação que precisa ir se revendo e ajustando de acordo com as experiências ao longo da pandemia”, afirmou. “Precisamos ter um alinhamento entre uma estratégia de testagem de sintomáticos, isolamento destes e das pessoas da família”, argumentou.

Segundo Lenilda uma pauta essencial no momento é a discussão de protocolos de convivência, especialmente para a volta às aulas. “Esta claro que temos uma geração prejudicada no seu tempo de escolaridade. Precisamos discutir o problema de maneira aberta. É necessária uma política de testagem para que possamos identificar qual o momento de abrir as escolas. No entanto, temos tido processos muito erráticos, não nos parece seguro permitir o retorno neste momento”, comentou.

A solução para crise orienta o documento, passa, portanto pela união do coletivo, sendo a busca ativa de casos item fundamental para a detecção precoce dos doentes e a tomada de medidas preventivas contra a disseminação do vírus, principalmente entre aqueles que apresentam sintomas mais brandos.

Com Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença