conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Em CM: Dia Mundial de Combate à Hanseníase será lembrado neste sábado

FOTO HANSENIASE

A Secretaria municipal de Saúde de Campo Mourão realizará como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado no dia 30 de janeiro, uma programação de mobilização para chamar a atenção da população para a doença.
De acordo com a Secretaria, o número está em queda, ano a ano. Em 2015 foram diagnosticados 8 casos em Campo Mourão, todos em tratamento. Este ano ainda não foram diagnosticados novos casos.

No dia 30 (sábado), a partir das 8 horas, a Secretaria de Saúde promove uma atividade de sensibilização sobre a hanseníase, no calçadão. Ao longo da semana, também serão realizadas atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Profissionais de saúde irão orientar sobre sinais, sintomas e tratamento da doença, visando o diagnóstico precoce.

Sintomas e diagnóstico

A hanseníase é uma doença infecciosa, que causa manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. Também pode ocorrer sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular, por exemplo, como ter dificuldade para segurar objetos.

A hanseníase pode atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. E demora de 2 a 7 anos, em geral, para o aparecimento dos primeiros sintomas. Caso o tratamento seja tardio, podem ocorrer sequelas e incapacidades físicas. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A doença é transmitida por meio das vias aéreas superiores (tosse, espirro). Não é transmitida por abraço, aperto de mão ou carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença