conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Em CM: Secretaria de Saúde implanta Prontuário Eletrônico

prontuario-eletronico1

Profissionais de Saúde do município de Campo Mourão estão recebendo treinamento para utilização do Prontuário Eletrônico, que está em fase adiantada de implantação. O prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para que o sistema esteja em pleno funcionamento é 10 de dezembro. Caso a medida não seja adotada, o Ministério pode bloquear as verbas ao município.

“Iniciamos a implantação do prontuário eletrônico há mais de um ano pelo Programa Saúde da Família, na Unidade de Saúde do Cohapar. O sistema vem sendo implantado gradativamente e agora, com o prazo dado pelo Ministério, estamos treinando os profissionais e concluindo a implantação do sistema onde ainda não está funcionando”, explicou a coordenadora do Programa Saúde da Família, Vanessa Pelizzari.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reúne o histórico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. Os municípios também podem utilizar versões próprias ou privadas.

O sistema permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. A transmissão 100 por cento digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério da Saúde confira online como está sendo investido o dinheiro do SUS na saúde do brasileiro.

“O objetivo é acabar com o prontuário em papel. Com esse sistema teremos acesso o todo atendimento da Saúde que for feito de forma mais ágil e eficiente. Para isso é muito importante também que o usuário mantenha atualizado o cadastro e portar o cartão do SUS”, explica Vanessa.

O Prontuário Eletrônico vai permitir integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença