conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Em nova decisão, Fiep decide não fechar Colégio Sesi de Campo Mourão

Unidade Colégio Sesi Campo Mourão. Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), anunciou nessa terça-feira (13) que manterá aberta a unidade do Colégio Sesi de Campo Mourão, colocando fim a incerteza que vinha desde agosto, quando a instituição informou que reduziria em 20% a oferta de vagas nas unidades de todo estado a partir de 2021.

A informação sobre a manutenção da unidade mourãoense na rede foi repassada pelo Presidente da Fiep Carlos Valter Martins Pedro, ao deputado federal Rubens Bueno (Cidadania).

Em mensagem enviada ao deputado, Carlos disse a unidade passará por amplo processo de reformulação para atender a nova lei do ensino médio, com ampliação da carga horária para 3 mil horas, potencializando assim a integração do ensino regular com a formação técnica.

Impasse Financiamento

A redução de recursos para Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e ao Serviço Social da Indústria (SESI), o conhecido Sistema S, é defendida pelo governo do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desde a transição de governo, em 2018.

As nove entidades do Sistema S são mantidas com recursos de empresas dos setores correspondentes. As contribuições dessas companhias ao sistema incidem sobre a folha de pagamento, são recolhidas pelo governo e repassadas às entidades. Em maio, junho e julho deste ano, por decisão do governo federal, houve corte de 50% desses repasses.

Imediatamente a Confederação Nacional da Indústria (CNI) emitiu nota dizendo que a diminuição da verba recebida poderia levar ao fechamento de centros de educação profissional e escolas.

Nesse processo, em agosto, veio a decisão da Fiep reduzir 20% das vagas, e consequentemente de fechando 30 das 43 Colégios Sesi no Paraná em 2021, incluindo a unidade de Campo Mourão.

Mobilização pela manutenção da unidade

A informação provocou reações generalizadas em todas as cidades que sediam a instituição. Pais, alunos, ex-alunos, prefeitos e vereadores de municípios que contam com unidades da rede. Uma série de abaixo-assinados foi promovida em várias cidades, inclusive em Campo Mourão, com o objetivo de fazer a entidade rever a decisão.

Leia Também:

Alunos se mobilizam contra o fechamento do Colégio Sesi em Campo Mourão

Repercussão negativa leva Fiep repensar fechamento Colégio Sesi

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença