conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Estado confirma sublinhagem da variante Delta em Goioerê

Atualmente no Paraná a variante Delta possui 76 casos e 21 óbitos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (25) que o Paraná já possui registros de casos e óbitos causados por sublinhagens da variante Delta da Covid-19. Entre as cidades que registraram casos está Goioerê.

As informações repassadas pela Sesa são do relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela Covid-19), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A variante Delta da Covid-19 vem gerando novos ramos além da linhagem do vírus mais comum, o B.1.617.2, cujo Campo Mourão confirmou um caso. Estas são novas mutações geradas a partir da Delta, mas que ainda permanecem classificadas sob essa denominação mais geral: linhagem AY.4 e AY.12. 

Todas elas são classificadas como Delta, mas já com algumas diferenças genéticas entre si que podem se intensificar ao longo do tempo.

A Sublinhagem AY.4 encontrada em um caso em Goioerê é a mesma que é dominante no Rio de Janeiro, estado com a maior confirmação da Delta no Brasil. A Sesa não deu mais informações sobre o estado de saúde do paciente.

Atualmente no Paraná a variante Delta possui 76 casos e 21 óbitos provocados pela cepa. Sendo:

  • 59 casos e 20 óbitos da B.1.617.2;
  • 14 casos  e 1 óbito da sublinhagens AY.4 
  • 3 casos da sublinhagens AY.12

Confirmações

Todos os casos de sublinhagem da Delta foram confirmados pela Sesa nesta quarta-feira. Os casos da sublinhagem AY.4 foram registrados em Piên (4), Curitiba (3), Colombo (1), Goioerê (1), Fazenda Rio Grande (1), Araucária (1) e Paranaguá (3). 

O óbito provocado por contaminação desta linhagem foi registrado em Araucária: um homem de 58 anos, que foi internado e faleceu no dia 5 deste mês. 

Já com relação aos três casos da sublinhagem AY.12, eles foram encontrados em Paranaguá.

Variante de Atenção

Quando as mutações ocasionam alterações clínicas e epidemiológicas relevantes, como maior gravidade e maior potencial de infecção, essa variante é classificada como VOC (variant of concern ou variante de atenção). 

As VOC são consideradas preocupantes devido às mutações que podem conduzir ao aumento da transmissibilidade e ao agravamento da situação epidemiológica. As sublinhagens da variante delta, assim como a própria cepa, são consideradas como VOC.

Da Redação com Sesa

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença