conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

FAKE NEWS: Confira algumas das notícias que você pode ter recebido e são falsas

O Blog do Raoni, em conjunto com outros sites de notícias, realizou a verificação de diversas informações recebidas via aplicativo WhatsApp e também estão circulando no Facebook para saber se são reais ou não. A preocupação deste meio de comunicação é contribuir para esclarecer os fatos respeitando o nosso leitor.

Nossa equipe acompanhou algumas postagens e elencamos a seguir. Confira quais notícias você pode ter recebido e são falsas:

1. O presidenciável Fernando Haddad criou o Kit Gay e o MEC distribuiu para escolas públicas?

Talvez essa seja a maior fake news da disputa eleitoral de 2018. O livro “Aparelho Sexual e Cia – Um guia inusitado para crianças descoladas”, escrito pelo suíço Phillipe Chappuis, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, e mostrado pelo candidato Jair Bolsonaro no Jornal Nacional, jamais fez parte do projeto conhecido como “kit gay”.

Tanto o MEC quanto a editora responsável pelo livro negam que a obra tenha sido utilizada em programa escolar. O livro nem sequer foi indicado nas listas oficiais de material didático.

O TSE – Tribunal Superior Eleitoral – chegou, inclusive, a suspender links de sites e redes sociais com a expressão “Kit Gay”.

2. A Casas Bahia realmente não venderia mais para eleitor de Ciro Gomes?

Circulou pelas redes a informação de que as Casas Bahia não venderia mais para eleitores de Ciro Gomes até acabar as eleições. A informação é falsa. Não há nenhuma restrição de compras para os eleitores que optaram por Ciro Gomes nesta eleição.

3. Fernando Haddad publicou um livro em que incentiva o incesto?

Outras das notícias que mais circularam pelas redes sociais nos últimos dias também não é verdadeira. A imagem acima ainda afirma que “Eu achava que era fake, mas não era”.

No entanto, é fake sim. Em nenhuma parte do livro há defesa do incesto ou qualquer citação ao tema. Haddad aborda apenas em dois trechos, ao longo de 67 páginas, a sexualidade e o erotismo, mas sem a conotação acusada.

Por fim, a editora Vozes também se pronunciou: “Informamos por meio deste comunicado que não existe, neste livro publicado pela Editora Vozes, o conteúdo que está sendo compartilhado nas redes sociais. As páginas que estão divulgando juntamente com a capa do livro que publicamos não pertencem à obra em questão

4. Manuela D’Ávila teria ligado para o celular de Adélio (que atentou contra a vida de Jair Bolsonaro) no dia da facada?

São várias postagens dizendo que Manuela teria ligado para o autor do atentato contra Jair Bolsonaro. Em uuma diz que foram 6, outra 19 e nesta da imagem foram 18 vezes.

A informação é falsa. A Polícia Federal nunca confirmou essa informação e já afirmou que a ação foi isolada.

5. Filho de Bolsonaro vestiu camisa contra os nordestinos?

Outra imagem falsa circulou nas redes sociais. Nela a camiseta do filho do candidato a presidente Jair Bolsonaro trazia os dizeres: “Movimento nordestinos voltem para casa”.

Non entanto, o Blog do Raoni pesquisou e achou a foto verdadeira (acima), que prova que a imagem sofreu uma montagem, ou seja a frase na camiseta é falsa.

6. O Juiz Sérgio Moro pediu para o eleitor fotografar a urna eletrônica?

Circulou pelas redes antes do primeiro turno a informação que o Juiz Sérgio Moro estava pedindo para que as pessoas fotografassem a urna eletrônica para garantir que não houvesse fraude.

Contudo, a frase atribuída a Moro é falsa. Moro, não fez essa afirmação. Tirar foto da urna eletrônica é crime e a Polícia Federal chegou a visitar algumas pessoas que divulgaram fotos e vídeos na internet.

7. Correios da Argentina lançaram o selo “Lula Libre”?

Outra informação falsa que circulou pela internet é que os Correios na Argentina confeccionou o selo “Lula Libre”.

8 – Manuela D’Ávila posou para foto com a camiseta “Jesus é Travesti”?

Essa foi uma das imagens mais compartilhadas nas redes nestas eleições. Na montagem, Manuela estaria vestida com uma camiseta escrita “Jesus é Travesti”.

No entanto, a imagem é falsa. Na verdade, Manuela está com uma camiseta com os dizeres “Rebele-se”.

Muita gente ficou indignada com a candidata a vice de Haddad, só que neste caso a imagem era fake.

9 – Fátima Bernardes reformou casa do esfaqueador de Bolsonaro?

Pois é. Outra notícia falsa que foi muito compartilhada nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem dizia que a apresentadora Fátima Bernardes teria pago reforma na acasa do agressor de Jair Bolsonaro.

A informação é falsa e não há nenhuma acusação contra a apresentadora global feita pela Polícia Federal.

10 – Petistas agrediram uma senhora na rua após ela gritar “Bolsonaro”?

Para fechar a lista, mais uma notícia falsa. A imagem da atriz Beatriz Segall, já falecida, circulou nas redes como se fosse uma senhora agredida por petistas na rua após gritar Bolsonaro.

A imagem mostra os feriamentos que a atriz sofreu em 2013 ao levar um tombo na rua no Rio de Janeiro.

Como proceder e o que fazer para denunciar?

Antes de compartilhar uma imagem ou uma informação, verifique se ela realmente é verdadeira. Caso não seja, você mesmo pode denunciar ao Facebook, dando feedback da publicação.

O Blog do Raoni conversou com a chefe do cartório eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi. Bissi disse que o eleitor pode denunciar as publicações no próprio Face, ou ainda no Ministério Público ou ainda no aplicativo Pardal – clique aqui para saber mais sobre o aplicativo Pardal.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença