conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Ferrovia Norte-Sul passará por Campo Mourão e mais quatro cidades da região

A região de Campo Mourão está garantida no traçado da Ferrovia Norte-Sul. A notícia foi repassada nesta semana ao deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) pela assessoria da Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias S/A.

A empresa do governo, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, é responsável pela construção de ferrovias no país e já concluiu o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que definiu que o melhor traçado da via passará por Campo Mourão.

“É mais de uma década de luta para garantir a passagem da ferrovia pela nossa região. Foram muitas idas e vindas, mas nossos argumentos e os estudos técnicos concluíram que pela capacidade econômica dos municípios da região e pela topografia local, é mais recomendável garantir a passagem da estrada de ferro por Campo Mourão. Sem dúvida isso é uma conquista da população e de todos que se engajaram nesse trabalho”, afirmou Rubens Bueno, que destacou o trabalho integrado da bancada federal do Paraná para garantir que a ferrovia cortasse o estado.

A ferrovia vai integrar o Paraná, o Brasil e o Mercosul dando à Comcam mais competitividade e dinamismo na sua produção. Com isso, os custos de transporte diminuirão significativamente. “Ganham os produtores e também o comércio e a indústria da região. Sem contar que a obra também deve gerar muitos empregos”, resume Rubens Bueno.

Hoje pelo menos 20% do que é exportado pelo porto de Paranaguá, o maior exportador de grãos do Brasil, sai dos produtores cooperados da Coamo Agroindustrial, localizada na região de Campo Mourão, que em 2020 completa 50 anos.

A cooperativa, que respondeu em 2019 por 3,1% da produção brasileira de grãos, conta com uma capacidade de armazenagem de 6.591.711 toneladas para o atendimento das necessidades dos associados, sendo a soja o principal produto recebido, seguido pelo milho, trigo, café e outros.

“Isso demonstra a relevância estratégica da passagem da ferrovia por uma região de grande importância na produção de alimentos em âmbito nacional e internacional”, reforça Rubens Bueno, lembrando que a Norte-Sul vai cruzar o país de Belém do Pará até o Porto de Rio Grande, no Rio Grande Sul.

No Paraná a ferrovia deve passar, de acordo com a conclusão do estudo, pelos municípios de Engenheiro Beltrão, Peabiru, Campo Mourão, Piquirivaí, Juranda, Ubiratã, Maringá, Paiçandu, Santa Teresinha, Floresta, Ivailândia, Anahy, Corbélia, Cascavel, São Domingos, Rio do Salto e Três Barras do Paraná, antes de ingressar no território catarinense.

O estudo da Valec ressaltou que a decisão levou em conta que o traçado escolhido, por conta de sua topografia, é o de menor impacto sobre à área de inserção. Também foram levadas em conta as questões ambientais e sociais.

Da Assessoria Parlamentar

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença