conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Gestão de microbacias atende 1,7 mil famílias na região de Campo Mourão

O Programa Estadual de Gestão de Solo e Água em Microbacias já se estende por 13 municípios da região de Campo Mourão.

O programa atende 1,7 famílias e é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e conta com a participação de diversas instituições, entre as quais o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná).

O papel dos extensionistas é organizar os comitês gestores regionais e locais. Além disso, seleciona as microbacias que vão receber as benfeitorias e dão a orientação técnica necessária para os agricultores.

O programa visa a manutenção do meio ambiente, uso racional dos recursos naturais, conservação dos recursos hídricos, solo, atmosfera e preservação da qualidade de vida das pessoas. Ele prevê ações que vão desde a construção de terraços à implantação de fossas sépticas e melhoria no abastecimento de água das famílias rurais.

Terraços

Em Engenheiro Beltrão, a microbacia Rio Claro foi escolhida para os trabalhos de conservação dos recursos naturais. Agricultores e extensionistas definiram um plano para implantar 12 práticas diferentes.

Terraços estão sendo reformados e os acessos a algumas propriedades também são melhorados. Com os recursos do programa serão adquiridas 378 toneladas de calcário e 43 toneladas de adubo fosfatado. A comunidade vai comprar um distribuidor de calcário e adubo orgânico e um equipamento para distribuir fertilizantes.

Ocorrerá também a colocação de 900 metros de cercas para proteger mananciais e matas ciliares. Além da proteção de duas nascentes, o projeto prevê ainda construção de seis fossas sépticas na comunidade. Esta ação deve refletir em melhorias para 56 famílias da microbacia.

Os extensionistas acreditam que, com esse trabalho, é possível diminuir a poluição da água, a erosão do solo e o assoreamento do leito dos rios, contribuindo ainda para a preservação da biodiversidade das comunidades rurais e manter a capacidade reprodutiva dos recursos naturais.

Nascente Protegida

Em Iretama, o Microbacias já investiu mais de R$ 200 mil, beneficiando 40 famílias de agricultores. O produtor Orivaldo dos Santos é um deles. Ele passou a contar com uma nascente protegida na propriedade a partir da implantação do programa.

“Para nós produtores é muito importante receber esse projeto. Sem a assistência técnica do IDR-Paraná a gente fica sem saber que caminho seguir”, disse. “A gente tinha essa nascente e nem prestávamos os devidos cuidados. Agora já fizemos replantio de mudas de árvores e a proteção para termos água de melhor qualidade.”

O Programa Estadual de Gestão de Solo e Água em Microbacias é resultado de acordo do Governo do Estado com o Banco Internacional para Reconstrução de Desenvolvimento (BIRD).

Com AEN

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença