conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Goioerê atinge 100% de ocupação de leitos de UTI para COVID-19

Foto: Rodrigo Felix Leal/Agência Estadual de Notícias

Os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19 do Hospital Santa Casa de Goioerê registraram, 100% de ocupação na tarde da quarta-feira (18).

São pacientes de diferentes cidades, sendo 3 de Ubiratã, 3 de Umuarama, 2 de Mariluz, 1 de Perola e 1 de Tapira. Alguns, segundo o hospital, em estado grave.

O estado chegou a ter 1042 leitos de UTI adulto e 1329 de enfermaria exclusivos para pacientes com coronavírus. A desativação gradual dos leitos teve início em setembro e vinha ocorrendo de acordo com a redução na taxa de ocupação e queda no número de casos confirmados em algumas cidades.

Segundo os números da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) foram desativados cerca de 700 leitos exclusivos para pacientes com covid-19.

Em Goioerê foram 20 leitos enfermaria exclusivos para covid-19, havia ainda previsão de desativação dos 10 leitos de UTI que agora encontram-se 100% ocupados. E em Campo Mourão foram desativados 10 leitos de enfermaria e 6 leitos de UTI.

O movimento de pacientes com sintomas respiratórios vem aumentando em todo estado, especialmente depois do feriado de 2 de novembro.  Esse aumento na procura pelo atendimento também reflete em mais internamentos.

Atualmente o Paraná esta na lista dos 14 estados brasileiros que apresentam alta de casos e óbitos por conta do coronavírus. A taxa de ocupação dos hospitais já é muito preocupante, além de Goioerê, Cianorte, Umuarama e Curitiba relatam hospitais com 100% de ocupação.

Índices que levaram a Sesa admitir na última terça-feira (17) ter motivos para reativar leitos pelo estado. Os municípios que tiveram leitos desativados serão monitorados. Se a ocupação alcançar 75% da capacidade, os leitos de UTI serão reativados, prometeu Vinícius Augusto Filipak, diretor de gestão em saúde da Sesa.

Leia Também:
Região da Comcam acumula 5.156 casos de COVID-19
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.

Campo Mourão

Decisão foi tomada diante do aumento de casos da covid-19 e a lotação de leitos hospitalares.

Paraná

Quase 12% das pessoas internadas por covid-19 no Paraná, nesta terça-feira (23), têm entre 20 e 39 anos.