conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Governo anuncia oitava alta do gás de cozinha em 2020

O consumidor vem notando uma alta no preço do gás de cozinha. Pela oitava vez no ano, o governo federal autorizou a Petrobras a reajustar para cima os preços de venda de gás natural para as distribuidoras. No acumulado deste ano o aumento chegou a 16,6%.

O movimento começou nessa última quarta-feira (4), quando a Petrobras anunciou um reajuste médio de 33% no preço da molécula, afetando diretamente o valor do gás canalizado e do GNV, para carros. Mas preço do GLP, o gás de botijão de 13kg, também foi afetado.

Houve um acréscimo no valor em maio, em junho foram mais duas, outra em julho e duas em agosto. A última ocorreu em 20 de outubro.

Dessa forma o Brasil já registra cidades vendendo o botijão de cozinha de 13 kg a R$ 100. No setor de revenda, há a expectativa de que, até o final do ano, novos reajustes possam acontecer.

Com a alta, a primeira pergunta seria se o preço estaria relacionado com a inflação. E a resposta é: não. Os preços do gás subiram mais que a inflação geral.

Em outubro, o botijão aumentou 2,07%, enquanto o IPCA-15 avançou 0,94%. No ano, o gás de botijão acumula um avanço de 5,47%, contra uma inflação geral de 2,31%.

O aumento é impulsionado por petróleo e pelo dólar que estão mais caros, além da maior demanda, devido as pessoas estarem cozinhando mais em casa durante a pandemia. No entanto, segundo o setor, a alta serve, para reequilibrar a margem de lucro que o governo federal espera obter com a Petrobras.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença