conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Governo do Paraná reduz número de aulas de sociologia, filosofia e artes em escolas públicas

A Secretaria Estadual de Educação e Esportes do Paraná (Seed), anunciou esta semana uma mudança na matriz curricular do ensino médio para as escolas públicas estaduais a partir de 2021. Uma das mudanças previstas é a diminuição de carga horária de disciplinas como Sociologia e Filosofia.

A matriz curricular atual para a rede pública do estado garante ao menos duas aulas por semana de Sociologia e Filosofia nas escolas. Com a redução de carga horária, segundo informações da pasta, o governo prevê a criação de novas disciplinas e ampliação do ensino de algumas que já existem.

O objetivo da mudança, segundo o governo, é equiparar as matrizes curriculares de todas as escolas do estado.

Entre as alterações previstas, está a garantia de quatro aulas semanais de Língua Portuguesa e três de Matemática, o que hoje não acontece em toda a rede estadual. O governo também prevê a criação de novas disciplinas, como de Educação Financeira.

A mudança provocou protestos nas redes sociais. “A diminuição da carga horária de filosofia implicará na demissão de milhares de professores/as dessas disciplinas”, argumentam.

Os professores da rede pública do Paraná criaram um abaixo-assinado para tentar barrar a nova matriz curricular. A meta é atingir 7.500 assinaturas.

Os profissionais também criticaram a inclusão de Educação Financeira no currículo escolar. “Uma disciplina totalmente desconectada da realidade dos estudantes das escolas públicas paranaenses, oriundos da classe trabalhadora, que tem todo o direito de ter acesso ao conhecimento científico, filosófico, sociólogo e artístico”, afirmam.

Com Carta Capital

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença