conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Governo quer intervir para militarizar 8 colégios de Campo Mourão e região; Comunidade pode barrar proposta em votação nesta terça (27)

O governador Ratinho Júnior (PSD) confirmou nesta segunda-feira (26), que pretende intervir em 8 colégios estaduais de Campo Mourão e de mais 4 cidades da região transformando em escolas militares.

Ao todo 215 colégios do Paraná podem começar o ano de 2021 sob esse regime, nos locais que o Estado considera serem territórios mais vulneráveis. O projeto cria uma relação direta entre pobreza e violência.

A justificativa para implementação é a de que, sob gestão dos militares, as escolas conseguirão resolver a questão da violência, e ainda produzir melhores resultados educacionais, a partir de mais regras e disciplinas no ambiente escolar.

O projeto proposto pelo Executivo foi aprovado a toque de caixa pela base governista Assembleia Legislativa, em sessão virtual no meio da pandemia de coronavírus.

A rapidez com que as escolas cívico-militares estão sendo implementadas não permitiu debate em comissões da Assembleia, audiência pública e tão pouco debates com a comunidade escolar.

Os nomes das instituições que o governo pretende transformar em militares somente foi apresentado nesta segunda. Estão na lista:

  • Campo Mourão: Vinícius de Moraes, Darcy José Costa, Antônio Teodoro e Unidade Polo;
  • Peabiru: Olavo Bilac;
  • Goioerê: Vila Guaíra;
  • Mamborê: Rui Barbosa;
  • Ubiratã: Olavo Bilac.

Os professores, funcionários, pais, responsáveis serão consultados se aceitam ou não essa intervenção nas escolas, nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28). Quanto aos estudantes só terão direito ao voto na consulta pública os maiores de 18 anos.

Como devem funcionar?

A consulta pública sobre a implementação ou não da escola militar pode ser a última vez que a comunidade votará. Após a oficialização, os cargos de direção serão sempre indicados pelo governo. A nova lei não informa se ainda será permitido o funcionamento das Associações de Pais e Mestres (APM’s) e dos Grêmios Estudantis.

As instituições de ensino serão geridas pela Segurança Pública e Secretaria da Educação do Paraná.

Haverá um diretor e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola, que serão selecionados no Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) e ficarão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.

O governo também indicará um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, no entanto a lei não especifica quais são as funções atribuídas a esses cargos.

Falsa sensação de “limite e ordem”  

Para professora Fabiane Oliveira, pós-doutoranda em políticas educacionais e integrante do Observatório do Ensino Médio da UFPR, o convencimento do governo em relação à proposta parte de uma premissa falsa.

“Existe a falsa sensação de que ao militarizar serão estabelecidos o limite e ordem. No entanto, este não é um pressuposto pedagógico que deve nortear o trabalho nas escolas. Além disso, a proposta não leva em conta os professores, a equipe pedagógica, pois no lugar destes profissionais que estudaram a vida inteira para estarem na escola, estarão os militares que não tem nenhum preparo para o processo ensino aprendizagem, objetivo de ser da escola,” diz.

Para o sociólogo e educador Miguel Arroyo, que vê o modelo com preocupação. Para ele, há perguntas anteriores que devem ser feitas antes de substituir gestores educacionais por militares e levar a lógica da militarização a esses espaços. “Por que há violência nas escolas e qual ideal de educação temos?”, questiona.

Para ele este modelo “Está se decretando a falência da escola pública e não só dela enquanto instituição, mas também dos educadores e dos gestores educacionais formados para atuar na área. Ao substituí-los por militares, damos um recado claro: vocês fracassaram. E isso é muito sério. A tentativa é de desconstruir toda a luta por uma educação pública de qualidade”.

Desvio de recursos

Pela lei recursos destinados ao atendimento de toda a rede estadual de educação serão divididos para a implantação de colégios sob o modelo militar.

Serão repassados R$ 65 milhões das verbas da educação reduzindo os investimentos nas áreas como a formação continuada dos profissionais da educação, o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e a realização dos Jogos Escolares.

A Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) informou que do total R$ 25,5 milhões irá para o pagamento de diárias aos militares.

Leia Também: 

Colégio Vinicius de Moraes dobra o seu IDEB em apenas 4 anos

Com informações Cnte

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença