conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Governo Ratinho consegue autorização para vender a COPEL

A privatização da Companhia foi aprovada, em primeiro turno, por 38 votos de deputados contra 14 votos contrários.

O governador Ratinho Júnior (PSD) conseguiu, na tarde desta quarta-feira (23), autorização da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para privatizar a maior empresa do Estado, a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O projeto foi apresentado pelo Executivo, com pedido de urgência,  junto a um pacote de outras 16 propostas do Governo na segunda-feira (21).

Em tempo recorde, sem discussão com a sociedade civil e sem  estudos técnicos sobre assunto, o projeto recebeu parecer favorável dos deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta quarta.

Antes da votação houve um pedido de adiamento da matéria, em ofício aos deputados e à Alep, a Procuradora Regional do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho, requereu que a privatização da Copel não fosse votada sem a realização de audiência pública sobre o tema, mas o requerimento foi ignorado pela Mesa da Assembleia.

Na tarde, já em plenário, sob protestos de servidores da Copel e de movimentos sindicais que ocuparam as galerias da Assembleia, a venda da Companhia foi aprovada, em primeiro turno, por 38 votos de deputados contra 14 votos contrários.

A Copel atende 5 milhões de unidades consumidoras em 394 municípios paranaenses. Atualmente, o governo do Paraná detém 69,7% das ações com direito a voto na estatal de energia, o equivalente a 31,1% do capital social total. Com a aprovação do projeto este capital vai diminuir a para no mínimo 15%. 

Na justificativa do projeto, Ratinho defende que a medida vai “para beneficiar o consumidor paranaense”. O governo tem a expectativa que a venda arrecade R$ 3 bilhões. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a Copel gerou R$ 1,5 bilhão em Ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). 

A segunda votação estava prevista para acontecer ainda nesta quarta, entretanto, emendas fizeram a pauta voltar para a CCJ. A proposta retorna ao plenário na quinta-feira (24) às 8h30.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença