conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Governo revisa dados e encontra 662 casos represados em Campo Mourão e região; 31 mil no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou nesta sexta-feira (8), uma revisão dos dados da pandemia do novo coronavírus no Paraná. O resultado são 31.425 casos e 377 óbitos retroativos que estavam represados. Destes 662 casos são represados de Campo Mourão e região.

Os números de hoje (8) ainda não estão disponíveis. Assim, o Paraná agora acumula 459.658 diagnósticos e 8.556 mortes por complicações da covid-19.

Região

Mesmo com o alegado esforço em revisar os dados represados, as autoridades da Saúde do Paraná e dos 25 municípios que pertencem ao raio de abrangência da 11ª Regional de Saúde continuam enfrentando dificuldades para compartilhar os dados.

O Blog do Raoni acompanha essa situação há meses e assim ao apresentar diariamente um levantamento dos dados da pandemia na região sempre informa a análise dos números expostos nos boletins municipais e estadual. Raros são os municípios em que os números coincidem.

Até quinta-feira (7), o balanço do governo do Paraná contabilizava 155 mortes acumuladas na 11ª Regional de Saúde, 37 a menos do que o total contabilizado pelos municípios (192 óbitos).

Em relação ao número de casos, a divergência é ainda mais expressiva. Enquanto o governo estadual registra 8.269 casos na região, as prefeituras já somavam 9.532, ou seja, 1.263 a mais do que a estatística oficial.

Mesmo com a apresentação destes 632 casos represados apresentados pela Sesa, novamente, o boletim estadual apresenta números diferentes.

O município de Campo Mourão consta no boletim estadual, datado da quinta-feira, com 3.631 casos confirmados e 53 óbitos, no mesmo dia a Secretaria Municipal de Saúde divulgou boletim que constava 3.486 casos confirmados e 70 óbitos.

Já o município de Goioerê divulgou ter 637 casos acumulados e 14 óbitos, mas para o Estado esse número é menor, 383 casos e até a quarta-feira (6) eram 12 mortes.

Outro exemplo é a cidade de Peabiru, o boletim estadual aponta que o município possui 420 diagnósticos positivos para o novo coronavírus entre seus moradores e 11 óbitos, enquanto o município aponta 403 casos e 9 óbitos.

Para todos os números divulgados pela Sesa há o detalhamento como data das confirmações, data dos óbitos, assim como sexo e idade disponíveis no Portal Transparência Coronavírus.

Respostas

Questionado pelo Blog sobre esses números, o Secretario de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, negou que haja represamento de dados e atribuiu o problema ao fato da Sesa utilizar o sistema oficial, chamado Notifica Covid-19, e nele o “Estado estaria considerando nesse número os exames considerados não oficiais, desde que lançados no sistema.”

Em nota a Sesa informou que a “Secretaria da Saúde depurou as informações para verificar possíveis inconsistências. Os casos foram notificados neste período pelos municípios, mas não foram encerrados (fechados) no sistema do Estado”.

Passados mais de nove meses desde o início da pandemia, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os órgãos de saúde do Paraná ainda não se entendem sobre a contagem de casos e mortes, sob pena de afetar a credibilidade dos números divulgados.

O represamento dos dados nos municípios afeta também os balanços do Ministério da Saúde e do consórcio de veículos de imprensa, que utilizam como fonte as tabelas compiladas pelas secretarias estaduais.

Sexta-feira de Recorde 

  • Casos Confirmados: 9.816 (+ 284 recorde diário da região)
  • Casos Recuperados 8.572 (+ 305)
  • Casos Ativos 1.050 (- 23)
  • Casos Suspeitos 1.113 (+ 53)
  • Óbitos 194 (+ 2): as mortes foram confirmadas pelo município de Ubiratã, a 9º na cidade. E a 11ª em Peabiru confirmado pelo boletim Sesa.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença