conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Incêndio destrói cerca de 2 mil hectares de vegetação em Parque no noroeste do Paraná

Incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná, começou na segunda-feira (21) — Foto: Reprodução/RPC

O incêndio que atingiu o Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná, foi controlado, de acordo com informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, neste sábado (26).

O Parque Nacional de Ilha Grande é uma das maiores áreas de preservação ambiental do Paraná, tem dimensões que chamam a atenção. A área compreende nove municípios, cinco paranaenses, Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio e quatro do Mato Grosso do Sul, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí, e é o último trecho do Rio Paraná livre de barragens.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), instituição responsável pelo parque, informou que foram queimados cerca de 2 mil hectares de vegetação.

As chamas começaram na segunda-feira (21), em um ponto conhecido como Ilha do Jacaré, no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, às margens do Rio Paraná.

Analistas ambientais do instituto informaram que não há registros de animais feridos, mas combatentes relataram terem visto animais fugindo do fogo.

O ICMBio informou que, pelas características da região onde o fogo começou, no meio da ilha, em uma área de difícil acesso humano, provavelmente, um raio tenha provocado o incêndio.

Depois de controlar os principais focos do fogo na região, os brigadistas, segundo o Corpo de Bombeiros ainda devem acompanhar pequenas partes que ainda queimam no parque, mas que estão sob controle.

Por ainda haver material orgânico quente, o vento pode fazer surgirem novos focos, por isso, as equipes de brigadistas devem monitorar a área até que não haja nenhum novo foco.

Bombeiros de Umuarama e de três cidades do Mato Grosso do Sul, que estavam ajudando nos trabalhos de combate ao fogo, retornaram pra as bases durante a tarde deste sábado, segundo o instituto, mas as equipes devem ficar sob alerta.

Por ser uma área de preservação ambiental praticamente intocada, é conhecida como o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.

Com G1

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença