conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Infestação do mosquito Aedes aegypti aumenta e já está em 3,54 em Campo Mourão

Dado faz parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) realizado na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão.

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) realizado na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão apontou um índice geral de 3,54. Os números mostram que houve aumento na infestação em relação ao LIRA realizado em agosto, que teve um índice geral de 0,50%. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento.

Das 43 localidades analisadas, em 19 o índice ultrapassou 4 por cento, o que é considerado alto risco. Os índices mais altos foram constatados no centro, com 12,50% de infestação e no Jardim Pio XII (11,36%). Em 15 localidades, o LIRA constatou índice zero de infestação. De agosto de 2020 a agosto 2021 foram registrados 38 casos de dengue no município.

Dos 1.582 imóveis verificados, em 56 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria em residências (81,06 por cento). Os principais criadouros estão no lixo, como plásticos, vidro, metal, papelão e sucatas (51,23%). O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito.

“Acreditamos que o principal fator para esse aumento na infestação é a volta da chuva aliada ao descuido das pessoas com água parada”, ressalta a coordenadora de campo do Setor de Endemias, Marinalva Ferreira da Luz. Ela acrescenta que além do trabalho diário de campo dos agentes de endemias, são realizadas caminhadas ecológicas duas vezes por mês.

Com Assessoria

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença