conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Infestação do mosquito da dengue fica abaixo de 1% em Campo Mourão

Levantamento Rápido de Índice (LIRA) realizado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está em 0,19 por cento (abaixo de 1 por cento conforme preconizado pelo Ministério da Saúde). Apenas nos jardins Modelo, Flórida e Araucária (Botânico) foram encontrados focos do mosquito.

Das 43 localidades averiguadas, em 40 o índice de infestação foi zero. Foram pesquisados 1.615 imóveis e em apenas três foram encontradas larvas. O chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Carlos Bezerra, ressalta que esse levantamento foi realizado em todo o Brasil por orientação do Ministério da Saúde. “O objetivo é identificar onde há maior incidência do vetor”, explica, ao lembrar que o Lira realizado no mês passado apontou 0,52 por cento de infestação.

“Podemos considerar esse resultado excelente. É o melhor índice desde 2013. Mas para manter esse quadro favorável é preciso lembrar que cada um é responsável por seu imóvel e continuarmos atentos com recipientes que podem acumular água, especialmente nesse período de temperaturas altas”, enfatiza Bezerra.

Para ele, o longo período de estiagem, o fato das pessoas estarem mais em casa por conta da pandemia e o trabalho de campo permanente dos agentes de endemias são fatores que contribuíram para a redução da dengue. “Mesmo com números favoráveis, o trabalho de campo dos agentes de endemias continua”, observa.

Os três imóveis onde foram encontrados focos são residências. O lixo nos quintais e piscinas (tambores e lonas) continua sendo os maiores hospedeiros de focos (34%), seguidos de árvores ocas e minas (32%).

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença