conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

INSS mantém agência de Campo Mourão fechada e prova de vida permanecerá suspensa

Moradores de Campo Mourão e região que precisam dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam sem poder contar com o atendimento presencial.

Fechada desde meados de março, a agência localizada na Avenida Manoel Mendes de Camargo, 290 não tem previsão para reabertura. Quem procura a unidade encontra a porta fechada e aviso para a utilização dos canais virtuais de atendimento ou pelo telefone 135.

Em consulta ao portal do INSS, que tem página exclusiva para informar a situação de cada posto de atendimento é informado que a agência de Campo Mourão está em “Adequação em andamento: Infraestrutura, Pessoal”, assim como ocorre em outros municípios do Paraná. A agência mais próxima aberta é a de Maringá na Avenida XV de novembro.

Prova de Vida

A prova de vida realizada anualmente por aposentados e pensionistas do INSS, seguirá suspensa até o fim de novembro. Essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (15) Portanto, os benefícios de aposentados e pensionistas não podem ser cancelados por falta de prova de vida.

Assim sendo, só a partir de dezembro o beneficiário correrá risco de perder o benefício, caso a medida não seja novamente prorrogada ou caso ele não faça a comprovação de vida.

Auxílio-doença

Outra mudança nos procedimentos do INSS neste período de pandemia se refere ao auxílio-doença. Até 31 de outubro, segurados podem pedir a antecipação do auxílio-doença em todas as localidades do país.

Antes, só podia pedir a antecipação quem morava a mais de 70 quilômetros de uma agência com serviço de perícia médica.

Em vigor desde o início da pandemia, a antecipação do auxílio-doença permite que o segurado receba até um salário mínimo, ou seja, R$ 1.045, sem ter o benefício aprovado.

Depois, o trabalhador deve notificado pelo INSS para agendar uma perícia médica, pode então conceder definitivamente o auxílio e autorizar o pagamento da diferença do valor, caso o beneficiário tenha direito a receber mais de um salário mínimo.

Para pedir a antecipação do auxílio, o segurado deve enviar, pelo aplicativo Meu INSS, o atestado médico e a declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados. O atestado passa então por análise de conformidade pela perícia médica para que seja concedida a antecipação, se os requisitos forem cumpridos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença