conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Justiça determina afastamento da presidente e do gerente do Lar dos Velhinhos de Campo Mourão

De acordo com a ação, as investigações constataram “a existência de atos que violam frontalmente o direito à saúde física e mental, à cultura, ao lazer, ao respeito e à dignidade dos idosos abrigados na instituição”.

Atendendo pedido formulado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, a 1ª Vara Cível da comarca determinou o afastamento da presidente e do gerente Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan gerida pela Sociedade São Vicente de Paulo.

O pedido foi feito em ação ajuizada a partir de inquérito civil que investiga diversas irregularidades na instituição, que abriga mais de 40 idosos e na qual 11 internos faleceram após contraírem Covid-19.

De acordo com a ação, as investigações constataram “a existência de atos que violam frontalmente o direito à saúde física e mental, à cultura, ao lazer, ao respeito e à dignidade dos idosos abrigados na instituição”.

Entre as diversas irregularidades, estão a inviabilização de acesso dos idosos aos valores por eles recebidos (como aposentadorias e benefícios assistenciais), tratamento desrespeitoso a internos e funcionários, falta de água quente para os banhos, existência de alimentos com prazo de validade vencido e em mau estado de conservação, além de diversos outros fatos que caracterizavam desídia (falta de atenção ou zelo), omissão e descaso no atendimento aos idosos, praticados pelos réus.

A decisão judicial determinou liminarmente o afastamento da presidente e do gerente em 24 horas, ficando ambos proibidos de ingressar na instituição e manter contato com funcionários e idosos.

Além do pedido liminar, o MPPR requer ainda, na análise do mérito da ação, entre outros pontos: o afastamento definitivo dos dois diretores, a decretação da nulidade de doações de parte de seus vencimentos feitas por internos à instituição, a adequação das instalações elétricas e hidráulicas do local.

Com Comunicação MPPR

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença