conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Justiça determina afastamento da presidente e do gerente do Lar dos Velhinhos de Campo Mourão

De acordo com a ação, as investigações constataram “a existência de atos que violam frontalmente o direito à saúde física e mental, à cultura, ao lazer, ao respeito e à dignidade dos idosos abrigados na instituição”.

Atendendo pedido formulado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, a 1ª Vara Cível da comarca determinou o afastamento da presidente e do gerente Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan gerida pela Sociedade São Vicente de Paulo.

O pedido foi feito em ação ajuizada a partir de inquérito civil que investiga diversas irregularidades na instituição, que abriga mais de 40 idosos e na qual 11 internos faleceram após contraírem Covid-19.

De acordo com a ação, as investigações constataram “a existência de atos que violam frontalmente o direito à saúde física e mental, à cultura, ao lazer, ao respeito e à dignidade dos idosos abrigados na instituição”.

Entre as diversas irregularidades, estão a inviabilização de acesso dos idosos aos valores por eles recebidos (como aposentadorias e benefícios assistenciais), tratamento desrespeitoso a internos e funcionários, falta de água quente para os banhos, existência de alimentos com prazo de validade vencido e em mau estado de conservação, além de diversos outros fatos que caracterizavam desídia (falta de atenção ou zelo), omissão e descaso no atendimento aos idosos, praticados pelos réus.

A decisão judicial determinou liminarmente o afastamento da presidente e do gerente em 24 horas, ficando ambos proibidos de ingressar na instituição e manter contato com funcionários e idosos.

Além do pedido liminar, o MPPR requer ainda, na análise do mérito da ação, entre outros pontos: o afastamento definitivo dos dois diretores, a decretação da nulidade de doações de parte de seus vencimentos feitas por internos à instituição, a adequação das instalações elétricas e hidráulicas do local.

Com Comunicação MPPR

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.