conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Justiça determina que filha do prefeito de Corumbataí do Sul deixe o cargo de secretária municipal

Decisão atende pedido do MP que alega que a jovem de 18 anos não possui qualificação técnica ou experiência para o cargo configurando-se prática de nepotismo.

A Justiça concedeu liminar determinando o afastamento da filha do prefeito de Corumbataí do Sul, de apenas 18 anos, do cargo de secretária de Ação Social no município. A decisão é fruto de um pedido formulado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Barbosa Ferraz.

Segundo o MPPR, além da pouca idade, ela não possui qualquer qualificação técnica ou experiência para o cargo – configurando-se prática de nepotismo. A decisão judicial alega que, instada a comprovar sua qualificação, a requerida limitou-se 

“a afirmar que atualmente, e de forma concomitante ao exercício do cargo, cursa graduação de Enfermagem, curso que […] não possui relação direta com a administração da assistência de social de um município, onde se demanda conhecimento técnico dos princípios de assistência social, de toda a legislação pertinente, bem como uma noção básica de gestão de pessoas, eis que o cargo em questão é em tese de ‘chefia’ de toda uma repartição da administração pública”.

Ela também apresentou “declarações emitidas por funcionários municipais, que coincidentemente são a ela subordinados, e, ainda, certidão de realização de curso com atividades de 5 horas na área da assistência social e declaração de matrícula realizada em 28/06/2021 no curso de Serviço Social”. 

O prefeito, por sua vez, “se limitou a afirmar que a requerida seria sim capacitada, pois na sua visão parcial de genitor que lhe acompanha diariamente, acredita em seu potencial”.

Nepotismo 

O Juízo considerou que a secretária “somente ocupa o cargo em razão de ser filha do prefeito de Corumbataí do Sul, que também já nomeou anteriormente sua mulher para outro cargo em comissão no mesmo Município”, ressaltando que “as declarações emitidas por funcionários, ainda que concursados, mas subordinados à requerida não são capazes de comprovar sua qualificação técnica, eis que não há documentos atestando o exercício anterior de função em área similar, além de se tratar de ato produzido de forma unilateral”, bem como que “a simples matrícula em curso de Serviço Social, ainda que demonstre iniciativa positiva de sua parte, não faz com que a requerida esteja automaticamente qualificada para o exercício do cargo, eis que se faz necessária a efetiva realização de ao menos parte da graduação para se pressupor algum conhecimento técnico na área”.

Com Comunicação MPPR

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença