conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Justiça permite e Governo mantém prova do PSS para professores neste domingo

O Paraná vive um dos seus piores momentos da pandemia de covid-19, mesmo assim três decisões judiciais na sexta-feira (8) negaram ações que pediam a suspensão da prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores marcada para este domingo (10) em 30 cidades do estado, incluindo Campo Mourão. Dessa maneira, a avaliação está confirmada nesta data para os 39.379 candidatos do processo.

No momento em que o Paraná beira 9 mil mortos pela covid, o Secretário Estadual de Educação Renato Feder decidiu que, apesar da pandemia, era necessário realizar esta aglomeração. Essa é a primeira vez que a seleção dos trabalhadores PSS realizará prova. A seleção era feita por ranqueamento por avaliação de títulos e apresentação de currículo.

Nos autos do processo que embasaram a decisão da Justiça, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) disse que irá garantir que medidas de prevenção que serão adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação.

Há um decreto estadual (6.593/20) que garante legalmente a aplicação da prova e não existem decretos municipais que impeçam o certame.

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu parecer favorável à realização da prova, desde que adotadas as medidas sanitárias descritas no Protocolo de Segurança apresentado pela Secretaria da Educação.

Outras Provas 

Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais, como vestibulares, estão programadas acontecer nesta e nas próximas semanas nos cenários nacional e local.

Nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Da Redação com informações AEN

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença