conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Justiça permite e Governo mantém prova do PSS para professores neste domingo

O Paraná vive um dos seus piores momentos da pandemia de covid-19, mesmo assim três decisões judiciais na sexta-feira (8) negaram ações que pediam a suspensão da prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores marcada para este domingo (10) em 30 cidades do estado, incluindo Campo Mourão. Dessa maneira, a avaliação está confirmada nesta data para os 39.379 candidatos do processo.

No momento em que o Paraná beira 9 mil mortos pela covid, o Secretário Estadual de Educação Renato Feder decidiu que, apesar da pandemia, era necessário realizar esta aglomeração. Essa é a primeira vez que a seleção dos trabalhadores PSS realizará prova. A seleção era feita por ranqueamento por avaliação de títulos e apresentação de currículo.

Nos autos do processo que embasaram a decisão da Justiça, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) disse que irá garantir que medidas de prevenção que serão adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação.

Há um decreto estadual (6.593/20) que garante legalmente a aplicação da prova e não existem decretos municipais que impeçam o certame.

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu parecer favorável à realização da prova, desde que adotadas as medidas sanitárias descritas no Protocolo de Segurança apresentado pela Secretaria da Educação.

Outras Provas 

Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais, como vestibulares, estão programadas acontecer nesta e nas próximas semanas nos cenários nacional e local.

Nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Da Redação com informações AEN

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Paraná

Quase 12% das pessoas internadas por covid-19 no Paraná, nesta terça-feira (23), têm entre 20 e 39 anos.

Campo Mourão

Decisão foi tomada diante do aumento de casos da covid-19 e a lotação de leitos hospitalares.

Campo Mourão

Esta é a segunda confirmação neste domingo (14) no município.

Campo Mourão

Após 19 dias de internação para tratamento do vírus, ele apresentou boa evolução do quadro clínico de saúde.