conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Lei cria Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Campo Mourão

Campo Mourão terá um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Funppir), a lei que institui os novos órgãos foi publicada no Diário Oficial do município na última sexta-feira (6).

O projeto do Conselho foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores por iniciativa  vereador Professor Cícero (PT), sendo aprovado por unanimidade no Legislativo nas sessões dos dias 26 e 27 de outubro. ⁣

Esse espaço de representação é resultado da urgência em tocar pautas indispensáveis na luta antirracista no município. As ações, como a criação desse Conselho, contribuem para o fortalecimento do papel protagonista das negras e negros na sociedade mourãoense, valorizando as manifestações culturais afrobrasileiras e aumentando a representatividade negra nas decisões das políticas públicas.

O conselho será formado por 24 integrantes, sendo 12 membros indicados por órgãos municipais e 12 representantes da sociedade civil organizada.

O Compir será um órgão que terá como principal missão propor políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população de Campo Mourão. Além do combate ao racismo, o Conselho deverá propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as essas políticas.

Para isso o Compir anualmente deve avaliar a proposta orçamentária do município e lhe cabe sugerir as prioridades com que os recursos do setor serão empenhados.

O Conselho administrará o recém-criado Fundo Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que terá recursos destinados ao atendimento das ações de promoção da igualdade racial, constituído de fundo a ele consignado no orçamento do município, recursos derivados do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), recursos provenientes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Cnpir) e possíveis doações, auxílios e contribuições.

O novo conselho atuará de forma autônoma para melhor regular exercício de suas atribuições. Seus integrantes escolhidos a cada dois anos por meio de seleção junto à sociedade civil. A primeira assembleia do Conselho deve ser marcada no prazo máximo de 60 dias.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença