conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Ministério da Saúde volta atrás e suspende a vacinação para adolescentes

Governo Federal justifica o recuo afirmando que a maioria dos adolescentes com Covid tem sintomas leves ou são assintomáticos.

Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O Ministério da Saúde mudou de posição em relação à vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Em nota publicada na noite da quarta-feira (15), a pasta informou que a vacinação a partir de agora deve ficar restrita a três perfis específicos: os adolescentes com deficiência permanente, a adolescentes com comorbidades, e a adolescentes privados de liberdade.

A nota contraria uma outra publicada pela autarquia do Governo Federal no dia 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15 deste mês, ou seja ontem. No dia 3, o Ministério informou que começaria a enviar doses de vacinas para a população pertencente a este grupo. Fato que não aconteceu.

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) pediram nesta quinta-feira (16) um posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a aplicação da vacina neste público. Alguns estados já começaram a suspender a imunização nesta faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde a “maioria dos adolescentes sem comorbidades” não sofrem de casos graves da doença, que há “somente um imunizante” avaliado em ensaios clínicos, e que “os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”.

Em uma das suas justificativas para deixar de prever o público amplo, a nota argumenta que a “Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades”.

Entretanto, a afirmação não corresponde ao posicionamento da entidade. A OMS afirma que “crianças e adolescentes são menos propensos a ter complicações por causa da doença”, mas na sequência não traz indicação contrária: diz apenas que a vacinação ampla deste público é “menos urgente” do que vacinar outros grupos, como pessoas mais velhas, com comorbidades e trabalhadores da saúde.

No Brasil, o imunizante da Pfizer já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado nesta faixa etária; e, pelo mundo, outras vacinas já são aplicadas em menores de 18 anos.

O próprio Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que participa das decisões sobre os rumos do Plano Nacional de Imunizações, divulgou nota na quarta afirmando que a “vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária”.

Com Agências

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença