conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Morre aos 88 anos Sensei Shigueru Matsumi pioneiro no judô em Campo Mourão

O atleta era considerado o “sensei dos senseis” na região.

Shigueru Matsumi durante a cerimônia em que recebeu o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão, em maio de 2022. Foto: Reprodução.

Morreu na manhã desta quinta-feira (30), aos 88 anos, Sensei Shigueru Matsumi, pioneiro no judô em Campo Mourão, considerado o “sensei dos senseis” na região. O atleta estava internado há cerca de dez dias em um hospital na cidade de Maringá devido sua saúde debilitada agravada pelo diagnóstico positivo para Covid-19.

Graduado 8º Dan com a faixa coral, o Sensei Shigueru Matsumi, foi o primeiro professor de judô em Campo Mourão e de toda região, ao longo de décadas ele ensinou a prática do esporte a inúmeros atletas tanto em sua Academia de Judô Matsumi quanto na Associação Municipal de Judô.

Conquistou diversos títulos, sendo estes individuais e por equipe na região Noroeste e Centro-Oeste Paranaense e destaques no cenário Paranaense e Brasileiro. Atuou também como técnico e Chefe da região, diretor de graduação da Faixa Preta e Conselheiro da Federação Paranaense de Judô.  

Professor Matsumi nasceu em 1934 na cidade de Kumamoto no Japão, ainda recém nascido veio com os pais e mais seis irmãos para o Brasil. Instalaram-se primeiramente em Marília, interior de São Paulo e posteriormente na capital paulista. Foi ali que aos 19 anos passou a dar aulas de judô, esporte que virou profissão com duas academias em dois bairros diferentes de São Paulo.

Em 1968, aos 34 anos, já casado com Toshiko Matsumi (in memoriam), conheceu Campo Mourão e aqui criou raízes familiares e esportivas. Na época já estava graduado na faixa preta – 4º Dan pela Budokan de São Paulo e passou a visitar diversos municípios da região ensinando os preceitos do judô.

 

Para uma de suas netas, Karine Kim, além do legado, ele deixa uma história de ensinamentos. “Meu vô sempre perguntava dos estudos e do trabalho, essa era a sua forma de amor. Ele se preocupava conosco queria sempre saber se a gente estava bem na vida, e sempre ressaltou a importância da gente se esforçar e se dedicar para alcançar nossos objetivos. Acredito que por ele ter uma vida sofrida, sempre ensinou a gente a batalhar. Valorizava muito isto na nossa família e esta herança permanecerá viva em nós.”  

A última aparição pública de Shigueru Matsumi foi no último dia 26 de maio na Câmara Municipal de Vereadores, na ocasião, diante de seus amigos, familiares e alunos, ele recebeu o título de cidadão honorário de Campo Mourão.

Em nota, a Federação Paranaense de Judô lamenta a morte do Sensei e presta solidariedade a sua família. “Que ele possa descansar em paz e que Deus conforte os familiares e amigos neste difícil momento de despedida.”

O corpo do sensei será enterrado no Cemitério São Judas Tadeu às 16h30, após um cortejo de despedida marcado para sair às 16h do Prever.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença